domingo, junho 06, 2010

Afinal a coisa do tricot era verdade…!

Há uns dias fiz um post onde dizia que fazia tricot. Algumas das pessoas que comentaram, pensavam que era gozo e quando mencionei o clube de tricot, achavam que era “code for” “cortar-na-casaca”. Mas por acaso não…
Faço tricot, mal feito e arcaico, mas faço. Gosto de fazer enquanto papo os meus filmes. É certo que só sei fazer dois pontos diferentes mas pronto, de futuro, aplicar-me-ei mais.
Há bocado, em conversa com a Dorushka, disse que estava a fazer uma bolsa para a minha mãe e ela confessou-me que pensou que da outra vez era a brincar!
Para os mais cépticos, aqui estão as minhas mal enjorcadas obras-primas: (peço desculpa às verdadeiras damas-da-malha mas eu não sei fazer melhor)
D087
Esta é uma manta que ando a fazer. Faço os quadradinhos e depois cozo tudo.
Dora 004
Isto são bolsinhas que fiz para dar a amigas. Para que servem? Para o que quiserem. Nem que seja para porem numa gaveta e lembrarem-se que foi uma prenda minha.
Manta
Esta manta fiz há mais tempo com a ajuda da minha avó, que fez o picot (dificil de pronunciar e de manejar porque eu não sei fazer)

20 comentários:

  1. Gaja prendada, tu! Fixe!

    1ª vez no teu recanto... Voltarei com mais calma!

    P.S. - 490€ de multa? Muito pecado cometeste tu melher... :)

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. Eu cá já estou convencida.
    Também já fiz tricot e gosto muito, é uma actividade muito relaxante.
    Experimenta outros pontos, tranças e assim, e vais ver que em pouco tempo até camisolas fazes! E depois não queres outra coisa!
    Eu agora não faço porque o tempo é escasso...

    ResponderEliminar
  3. MRPereira: Welcome!
    Muito pecado, não. A vida é para viver e nesse caso se a conta é secreta, que se ponham as hipócrisias de lado e que se faça a soma real. :-)

    E o que se passa noutros blogs, fica noutros blogs!

    Dorushka: As tranças são o próximo passo!

    ResponderEliminar
  4. também sabes fazer tereres? é com linhas e assim. fiaz-me um? :P

    ResponderEliminar
  5. Olha que prendada, hein?!

    Eu não tenho jeitinho nenhum para essas coisas e duvido que tivesse paciência. Mas lá está... cada um com a sua!

    :-)

    ResponderEliminar
  6. Já não vais muito mal. Já sabes fazer mais do que eu.
    A minha mãe já tentou ensinar-me por diversas vezes mas nunca conseguiu. As linhas trocam-me toda. Talvez um dia chegue la :D

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. almighty yellowphant: Não, isso não sei mas também não tinha ninguém que me comprasse isso. Não conheço ninguém que use...só tu :-)

    Ana: Eu sou prendada noutras coisas também mas essas não posso postar :-)

    Marta Inês: Acredita que se eu consigo, tu consegues. Eu se tive um 4 a Trabalhos Manuais, uma vez, foi muito.

    ResponderEliminar
  8. as verdadeiras damas-da-velha começaram desta forma, com vontade!

    ResponderEliminar
  9. tadeu: O que são damas da velha?

    ResponderEliminar
  10. Dora, ponto inglês! Pesquisa. É facílimo de fazer e fica lindo, lindo, lindo (espera, posso mandar-te um mail com uma explicação de como se faz! É tão fácil que percebes por mail!).

    Clubes de tricot... been there, done that! Há uns anos (5, para aí) havia uns encontros num bar irlandês no Cais do Sodré e era ver-nos, umas 20, agarradas às agulhas e às lãs... Depois fartei-me dos encontros e passei a só "praticar" em casa, no inverno (com este calor, lã a passar no pescoço não dá!).

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Marianne: Vamos já ser amigas, mas é já! Eu ando lá a fazer a manta que é sempre com o mesmo ponto mas agora quando começar a fazer cachecóis tem de ser com essa malha. Manda-me o mail para trocarmos ideias, para não aborrecermos aqui o pessoal :-)

    ResponderEliminar
  12. Hmmm... Mãos aplicadas é coisa que o Patife aprecia.

    ResponderEliminar
  13. Patife: Mais que mãos aplicadas, tenho uma boquinha de anjo que...ui, ui... :-)

    ResponderEliminar
  14. havia quem duvida-se? Meus amigos, com tricot não se brinca! xD

    ResponderEliminar
  15. wow! fazes e fazes muito bem! adorei as coisinhas. a minha avó ensinou-me a fazer, e eu apanhei a coisa, mas não sei como enfiar a lá nas agulhas e portanto tenho ali as linhas e as agulhas há que séculos para praticar, mas não sei como dar aqueles nós iniciais... sou muito novata. LOL. mas é muito giro e relaxante, tricot!

    ResponderEliminar
  16. Claudjinha: Procura no youtube porque lá ensina como fazeres esses pontos iniciais. É muito fácil.

    ResponderEliminar
  17. Há muitos anos aprendi o ponto baixo e o ponto alto e comecei um cachecol que ainda não terminei...

    vim retribuir a visita e gostei muito do que li, pelas referências a filmes e pelo sentido de humor :)

    ResponderEliminar
  18. redona: Ponto alto e baixo é o meia e liga? São os únicos que sei...a minha manta está a andar. Este fds mostro mais um bocadinho como está.
    O sentido de humor e o cinema são constantes na minha vida! Ehehehe!
    Também te vou seguir, claro.

    ResponderEliminar
  19. não faço a menor ideia do que é que são :)

    ResponderEliminar
  20. e para ser mais fácil voltar, vou tornar-me seguidora! :)