segunda-feira, junho 14, 2010

Facebook vs Blogger

_
Quando no inicio abri conta no Facebook até achava piada aquilo. Era giro ter meia dúzia de amigos e cada um ir postando umas coisitas: uns vídeos, umas piadolas, umas fotos. No inicio era assim..
Depois comecei a aceitar mais pessoal e ao mesmo tempo a ficar sem vontade de mostrar que filmes gosto ou o que me faz rir porque toda a gente lia. Começou a aparecer a mania do Farmville mas nunca me contagiei. Nesta altura bloqueava as entradas de todas as pessoas que jogavam porque só apareciam coisas relacionadas com a quinta. De seguida, apaguei as entradas de todas as pessoas que nunca escreviam nada.
Já andava a pensar cá para comigo que andava com vontade de cancelar a conta e ontem, ao ver uma reportagem da SIC, houve um jornalista que disse uma pequena frase que me deixou a pensar: “Na internet a privacidade está por defeito e escolhemos o que queremos partilhar; no Facebook, tudo está partilhado, a falta de privacidade está por defeito. Aí, somos nós que temos de escolher o que queremos ocultar…”
Não critico e não sou contra nenhuma rede social. Ando na net há 15 anos e não me considero minimamente “infor-excluída” (fica sempre bem o uso desta palavra! Ehehehe!) Também passei pelos tempos áureos do Hi5. Mas neste caso, o Facebook deixou de ter qualquer tipo de interesse, pelo menos para mim.
Hoje de manhã, tinha um mail de um amigo que me dizia que eu devia de estar com um problema no FB, pois mandei-lhe “links manhosos”. Não perdi mais tempo e cancelei a conta e qual não foi o meu espanto quando ao final do dia recebo o seguinte mail: “
Olá Dora,
A conta do Facebook associada ao endereço … foi recentemente reactivada.
Se não foste tu quem reactivou esta conta, visita o nosso Centro de Ajuda (http://www.facebook.com/help/?topic=security).
Obrigado,
A equipa do Facebook”
Claro que não fui eu…se a tinha acabado de cancelar!!
Prefiro os blogs. Obviamente que são coisas diferentes mas a maioria das pessoas anda no FB para ler o que se passa com os outros, o que é que os outros andam a fazer…É por este motivo que prefiro seguir variados blogs e comentá-los.

31 comentários:

  1. logo logo sigo mesmo caminho.
    longe vai o tempo que era só para estar em contacto com amigos distantes.

    subscrevo: blog for ever! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sinceramente não acho piada nenhuma ao facebook e ao twitter...não tenho pachorra para aquilo !

    ResponderEliminar
  3. O facebook até tem piada para teclar com os amigos, já quase não vou ao msn.. :P

    ResponderEliminar
  4. Eu apaguei a minha conta no Facebook por causa da falta de privacidade e não só. Eles há muito que abusam:
    - Alteraram os termos de serviço e tornaram aquilo num abuso, mas depois lá voltaram a revertê-los quando os utilizadores se começaram a queixar;
    - Se alguém deixasse um comentário no teu mural, o IP da pessoa ia codificado em base64 (fácil de descodificar) nos cabeçalhos dos emails;
    - É sabido que o criador daquilo não é fã de privacidade e tem a mania de cuscar as contas de quem ele não gosta;
    - Os grupos e os pedidos são demasiado irritantes;
    - O farmville é extremamente irritante.

    Estou bem melhor sem conta lá.

    ResponderEliminar
  5. lol
    eu fiz uma conta lá andei por lá durante 1 mês mas chegou a um ponto que tive que deixar aquilo era a toda a hora a receber notificações de lá para coisas sem jeito nenhum, foi uma coisa que até foi interessante de experimentar antes de se tornar irritante!

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente nunca gostei do Face Book, embora deva admitir que nunca criei conta. Tenho conta no hi5 criada já à montes de tempo e já não vou lá à meses... por acaso agora que me lembrei vou passar por lá.

    ;D

    Blogger sempre, sem duvida

    ResponderEliminar
  7. tadeu: Essa cena dos amigos distantes foi mais pelo hi5, ao inicio.

    Madeirense: O twitter tive-o um dia :)

    sinceramente: Por acaso nunca gostei do chat do FB :-)

    ResponderEliminar
  8. Bruno Miguel: Obrigada por toda a preciosa informação. Gostei de saber isso, a sério.

    Rui Caldeira: E piquem, e piquem!

    Salsa: Eu bloqueva essas notificações todas.

    ResponderEliminar
  9. chiclas: i5 já nem me lembro da última vez que lá fui...

    Rei da Lã: Right on, ma man!

    ResponderEliminar
  10. O Facebook serve para manter o contacto com amigos.
    Para partilhar ideias o blog é muito melhor.

    Abraço.
    http://vidadosmeusfilmes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. O Patife aprecia tudo o que é rede social. Mas não há nada como o contacto directo. ;)

    ResponderEliminar
  12. Patife: faz o Patife muito bem!

    ResponderEliminar
  13. Tenho conta no FB e gosto de um jogo de lá, mas deixei de o jogar! Apaguei o Hi5 porque não gostava daquilo! Gosto de interacção e o FB permite interacção!

    Mas o meu blogue d
    a 10-0 àquilo! E o teu outros tantos!

    Kiss

    ResponderEliminar
  14. MRPereira: O meu próximo passo é apagar o hi5...boa ideia!

    ResponderEliminar
  15. Começo a concordar contigo!!! São modas que surgem mas logo passam, agora essa da conta reactivada.....o que fizeste entretanto???

    ResponderEliminar
  16. Ps- Note-se que o blogger também não é infalível, ja tive um problema com o meu anterior blog....

    ResponderEliminar
  17. Pequena Lince: Fui lá há bocado e voltei a cancelar. Mas acho estranho porque continuo na lista dos meus amigos.

    ResponderEliminar
  18. Pequena Lince: Olá vizinha :-)

    ResponderEliminar
  19. prefiro muito mais os blogues, mas de vez em quando dou "uma salto" aofacebook, para ver o que os meus amigos andam a fazer :)

    ResponderEliminar
  20. Rosie: Eu gostava que os meus amigos tivessem blogs.

    ResponderEliminar
  21. redonda: Ganha o blogger! :-)

    ResponderEliminar
  22. Isto até dá para comentar..... :)

    A internet é o principal inimigo da privacidade, e se querem privacidade não vou dizer para se afastarem da internet, até porque tudo pode começar no simples endereço do vosso e-mail.

    Quanto a utilização das redes sociais como o Facebook e o Twitter, elas são optimas para divulgação de qualquer negocio, e um bom negocio se não tiver conta no twitter ou no Facebook não é negocio!!!!

    Agora se acharem que os vossos blogs pessoais são mesmo só pessoais então não precisam do negocio.

    ResponderEliminar
  23. Concordo contigo mas acho parvo lojas com facebook e nunca aceitei, nem lojas de amigos, mas pronto, da-lhes visibilidade e é isso que conta.

    PS - Que boca é essa do "isto até dá para comentar"? Peço desculpa se o meu blog não está repleto de gadgets :-)

    ResponderEliminar
  24. Não é boca nenhuma pá... simplesmente é um post ao jeito dos meus comentários :)

    ResponderEliminar
  25. Olha que essa conta parece-me estar assombrada... medooooo!

    ResponderEliminar
  26. Tudo depende da forma e da finalidade de uso do FB.
    Se se procura fazer dele uma caderneta de cromos é natural que surjam dissabores.
    Eu desde que aderi ao FB não tenho tido razão de queixa, em termos de privacidade, claro.
    Considero-o a melhor rede social de sempre.

    ResponderEliminar
  27. dinona: Matei o fantasma de vez!

    Maldonado: Eu não tive nenhum dissabor. Apenas deixei de me identificar com aquilo, entendes?

    ResponderEliminar