quarta-feira, julho 28, 2010

Di Caprio vs Page

30462_300
Anda tudo doido com o “Inception – A Origem” e com a Ellen Page. Ainda não ouvi ninguém falar do Leo Di Caprio ou da sua prestação. É dos actores mais injustiçados em Hollywood; ninguém lhe dá o devido valor por ser bonito e por ter feito o Titanic. Aliás, a frase que oiço regularmente é “Ai não vou nada com a cara dele. É mesmo mau actor…aquele Titanic…”. Sempre que oiço este comentário dou apenas uma resposta: Vai ver What’s Eating Gilbert Grape e The Basketball Diaries e depois vem dizer-me se ele é mau actor ou não”.

Está mais na moda dizer que se “venera” a Ellen Page. Uma miúda que como actriz, não acho nada por aí além. Cinematografia? O que vi dela foi:

  • Hard Candy” – aqui sim; a grande interpretação dela!

  • Juno” - onde foi nomeada para os Oscars – má escolha, na minha opinião;

  • Whip It” - um filme de Drew Barrymore que se dizia promissor e que a história é baseada em competições de patins…;

  • Peacok” – com Cillian Murphy, onde faz de mãe solteira e prostituta. O papel foi “grande demais para ela”.

  • Inception” – Não a escolheria para este papel…
Eu não tenho nada contra a Ellen Page mas acho que ainda está a crescer como actriz. Não a acho “actriz-maravilha”, nem de longe, nem de perto.

46 comentários:

  1. Vi o Juno e gostei imenso do filme. Muito pouco pretensioso e bastante descontraído.
    O Hard Candy é excelente. Eu já era fã da Ellen Page (não necessariamente pelas qualidades como actriz) e ainda fiquei mais. Brutal!

    O Di Caprio é bom actor. Mas não vi muitos filmes com ele para poder dizer mais.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi nenhum dos filmes da Ellen Page!

    E gosto do Leozinho... Adorei o papel no Shutter Island e no Catch Me If You Can, além do papel no Gans of New York!

    Mas confesso que não vou com a cara dele! Mas gosto do actor...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a análise à miss Page enquanto actriz. E já vi o Inception (onde está mais ou menos no mesmo registo). Sucede que a Ellen Page tem tido a inteligência de escolher filmes com grandes argumentos (sobretudo, claro, o Juno) e isso tem feito toda a diferença (aliás, também é mérito de uma actriz saber escolher os filmes a que se associa).

    ResponderEliminar
  4. Bruno Miguel: Vê The Basketball Diaries.

    MRPereira: Como é que podes gostar dele como actor e não ires com a cara dele?
    Eu não gosto do Russel Crowe e do Gerard Butler mas são bons actores. Não gosto é deles.

    Pulha Garcia: Concordo a 100% contigo. Ela tem feito excelentes escolhas. E a frase "Academy Award Nominee" antes do nome, abre muitas portas :-)

    ResponderEliminar
  5. hummmm...o problema do di caprio é a sua não capacidade para moldar o seu rosto a personagens mais marcantes...como actor é um bom actor...mas falta aquela coisa de camaleão...sei lá:)

    beijo vagabundo

    ResponderEliminar
  6. gosto do leonardo di caprio e para mim faz tempo que ele perdeu os ares de galã.
    blood diamond, no departed e no body of lies, mostraram uma figura e um actor fora de série.
    mas a ellen page é uma figura que me inspira muita curiosidade. (o filme whio it nao gostei nada)

    ResponderEliminar
  7. É habitual falarem que o registo do Leo não muda de filme para filme... mas o que me chateia no meio destas conversas é logo o "ataque" que fazem ao Titanic :)

    A Page tá mt bem no filme, na minha opinião e se existir Bat Girl no Batman 3.. uiii

    ResponderEliminar
  8. Por acaso também gosto muito do DiCaprio estamos realmente em sintonia.

    Mas acho que ele conseguiu ou pelo menos cada vez mais afastar-se da imagem de ser apenas um "menino bonito".

    Não que não fosse bom actor antes, os dois filmes que mencionas são bons exemplos disso. E uma coisa é gostar do actor e outra dos filmes (já o Ledger sofria do mesmo mal por ter entrado em alguns filmes teen).

    E o DiCaprio até entrava em produções arriscadas como o filme sobre o Rimbaud o Total Eclipse.

    Acho que tem amadurecido muito bem e no Departed ele está genial, aquele cena com ele a falar à mesa com o Nicholson é fantástica. Nicholson que tem muitos mais anos um monstro do cinema e o DiCaprio não é abafado da cena está mesmo muito bem.

    Ainda não o vi em blood diamond.


    Quanto ao inception como o papel dele vai recordar muitos da sua personagem em Shutter Island vai passar um pouco despercebido :(

    Quanto à Ellen Page não posso falar, conheço pouco dela e do que vi gostei. Mas por exemplo no Inceptio está bem, não brilha por aí além mas também não aprofundaram muito a sua personagem. Com o tempo terei uma opinião mais detalhada, mas simpatizo com ela.

    ResponderEliminar
  9. bem, quanto ao facto de achar que leonardo dicaprio é injustiçado, concordo. Concordo porque também brad pitt foi ao longo dos anos, tudo apenas por ter sido considerado 'uma cara bonita' e, como tal, as pessoas pensam que a sua carreira se fez em prol dessas qualidades fisicas, apenas. É triste, é o que tenho a dizer. Quem não se lembra de Snatch, Fight club, Joe Black, entre outros filmes que gostei bastante e a realidade é que ele era e é bom actor. um mr. e mrs smith na carreira não é nenhuma pérola,mas acontece. Bem, voltando a leonardo dicaprio digo que os primeiros filmes dele não eram grande coisa, o filme Beach achei completamente mau, e um de quando ele era bem jovem sobre uns monstrinhos,cujo nome não me recordo do filme. Mas ele pogrediu, o aviador é no meu entender um dos seus melhores filmes, em departed também não está mal, mas em muitos outros como diamante de sangue ele revela o quanto é bom profissional. Sim, é verdade, pode nao ser muito versátil. mas, pelo menos, comédia e drama sabemos que consegue fazer. Quem não se lembre do Catch me if you can ou do Romeu e Julieta? filmes que não são nenhum filme de cult, mas estão bem realizados.
    Quanto à Ellen Page, gosto bastante dela no Juno...sinceramente no smart people não gostei, achei-a 'insossa'. E acho que fica bem em papéis de adolescente, mas que em papéis como me parece ser o de inception não deve realmente ficar...mas isso só poderei comprovar quando vir o filme...

    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Andreia mas uma coisa é serem bons actores e outra é o facto de serem caras bonitas não ter ajudado.

    Tanto no caso do DiCaprio como do Pitt serem caras bonitas aposto que os ajudou :P
    MAs claro que isto não invalida as suas qualidades como actores :P

    ResponderEliminar
  11. opa, nao. perderam alguns papeis por causa disso...sei porque são actores que tiveram o seu auge na minha juventude...e, em particular, neste caso, penso que são prejudicados pelo que tivemos por aqui a dizer - o facto de serem caras leva a que as pessoas os desvalorizem como grandes actores, porque pensam que conseguiram grandes papéis ou apenas tanta 'publicidade', apenas por causa disso, não por terem talento.
    No caso do Brad Pitt, bem mais que o Leo, acho que é falso. Ele é bom actor, e, não que interesse muito, pessoalmente não me agrada.

    ResponderEliminar
  12. São dois actores que gosto muito mas acredito que a cara bonita os ajudou a entrar no meio. Porque se tornaram sex symbols e muitos queriam-nos nos filmes poruqe era dinheiro garantido.
    Mas acho que é mais fácil para homens feios se tornarem estrelas de Hollywood do que mulheres.

    Claro que depois há a parte negativa que é não lhes darem o devido valor. Se calhar perderam papéis por causa disso, mas se assim foi é uma pena que alguém no meio do Cinema não saiba distinguir as coisas.

    O DiCaprio acabau por ficar com alguns papéis que seriam do River Phoenix devido às semelhanças. O azar de uns também é a sorte de outros.

    ResponderEliminar
  13. É isso aí Dora. A Ellen Page tem um jeito simpático, natural, mas ainda não fez nada de espetacular. O Leonardo Di Caprio é um artista testado, aprovado, que é desvalorizado pela bela aparência. Concordo contigo 100%.

    ResponderEliminar
  14. É verdade que o Di Caprio tem, paradoxalmente, o problema de ser bonito.
    É um problema comum, mas ele é talvez o caso mais flagrante.

    Já não concordo quando dizes que a Page é má actriz. O registo é parecido em todos os filmes, mas isso nunca foi problema para o De Niro.

    ResponderEliminar
  15. De facto, as pessoas não olham po Leo por ser actor. Olham por ser bonito. E é estúpido tendo em conta que ele tem vindo a desempenhar papéis fenomenais. E deve ser ele que escolhe os papéis não ? Porque se for, vê-se que ele é inteligente pa crl!

    ResponderEliminar
  16. Tens que ver American Crime... A Page está muito bem nesse filme, muito bem mesmo!
    Eu gosto do Di Caprio, adoro, na verdade, é muito bom actor e do que vi dele até agora gostei muito! Acho que escolhe muito bem os papeis que interpreta e aprecio isso num actor, porque não vai com tudo o que lhe apresentam. Gosto The beach (sempre gostei), do Titanic (sim), do Blood Diamond, do Aviador, Shutter Island, Revolutionary Road, entre tantos outros em que está excepcional...

    ResponderEliminar
  17. ah discordo do que vi alguém dizer e gostei muito dela no Smart People, alias o filme é maravilhoso!

    ResponderEliminar
  18. eu acho que não gosto do di caprio. e nem sei porquê. esta reflexão leva-me a crer que ele não é muito bom. quando se é bom, não se provoca este sentimento insípido: ou se é amado, ou odiado.

    ResponderEliminar
  19. Já a Ellen: a-do-ro! é boa, muito boa e claro, em juno, conta a minha história, com a diferença que o bebé ficou para mim! eheh (e nunca pensei em dá-lo para a adopção!)

    ResponderEliminar
  20. Que coincidência: há pouco estive a ver o Whip It. Gostei. E adorei o Juno.
    P.S. Tinha saudades de cá vir. Beijos.

    ResponderEliminar
  21. Já viste o "He Got Game"? (Pergunto porque parece que já viste tudo :))

    ResponderEliminar
  22. Dora o DiCaprio tb fez o Homem da Máscara de ferro por exemplo... Mas enfim, não é mau actor não. O problema dele é ser uma daquelas pessoas com quem os outros antipatizam com facilidade e sem saber exactamente porquê. A história de ele estar parecido em diferentes filmes não concordo, isso é o mercado do Keanu Reeves. O problema é que toda a gente vê a pessoa com que antipatiza antes de começar sequer a ver o personagem.
    E contra mim falo, que ele irrita-me e eu não devia ter nada contra ele (tirando a Bar Rafaeli pronto...)

    ResponderEliminar
  23. Olhar Vagabundo: Eu acho-o bastante camaleão, mas entendo o que dizes. Fisicamente, o Brad Pitt consegue-o melhor.

    ana do 2º esq: "blood diamond, no departed e no body of lies, mostraram uma figura e um actor fora de série." - até te citei! Disseste tudo!

    Nasp: Epá, Batgirl muito fixe! Concordo!

    Loot: O "Total Eclipse" foi o filme que menos gostei dele. Já nem me lembrava; obrigada por me lembrares.
    Não é exagero chamar-lho o "novo" Jack Nicholson. Eu não gosto de rótulos mas pronto...
    Vê o Diamond Blood porque vais gostar também belo Djimon Hounsou, ele está muito bem.

    Andreia: Estás sempre a dominar o assunto, assim é que é!

    ResponderEliminar
  24. Loot: Qual o papel que ele ficou que era para o River?

    NSC: Eu não disse que a Page é má actriz. Não disse isso em lado nenhum. O que disse foi que não entendo a histeria à volta das interpretações dela porque não a acho nada por aí além.
    Compara-a à Juliette Lewis e a Jennifer Jason Leigh quando tinham a idade dela...

    Calipso: Claro que é ele que escolhe. Só no inicio de carreira é que se aceita (quase) tudo. :-)

    Marta: Não viste o quê?

    Eve: Falaste no Revolutionary Road...amo! Não conheço esse "American Crime", recomendas?

    Paloma: O Leo Di Caprio não é muito bom? Ehehehehe! Impossivel.
    Dou-te o exemplo que já falei anteriormente: eu não gosto do Russel Crowe mas afirmo que é um excelente actor!

    ResponderEliminar
  25. Julie D'aiglemont: Onde andaste, miúda? Sua desparecida! Ai ai!
    Gostaste do Whip It? Achei-o muito fraco.

    Noya: Não vi e não conheço. Mostra-mo. :-) (Como vês não conheço tudo)

    Tempus_Fugit: Eu entendo mas que o Leo até é um gajo pacifico e fácil de gostar...digo eu.

    ResponderEliminar
  26. O Total Eclipse, o Rimbaud ia ser protagonizado pelo Phoenix mas depois morreu.

    O Phoenix também mostrou interesse em fazer "The Basketball diaries" mas como morreu também nunca aconteceu.

    E o Revolutionary Road é muito bom, com grandes interepretações desde o casal principal até ao Michael Shannon :)

    ResponderEliminar
  27. Não vi o filme mas gostava muito de o ver. Apesar de não fazer bem o meu genero de filme.

    Eu acho o Leo e o Pitt uns injustiçados.
    Só porque são caras larocas, têm que ser maus actores.
    Acho que já mereciam levar um oscar para casa, apesar de acreditar cada vez mais que a cerimónia dos Oscares estar viciada!

    ResponderEliminar
  28. Pois para mim o Dicaprio é definitivamente o melhor da sua geração.

    ResponderEliminar
  29. Cláudia: Qual filme? Este post não fala sobre filme nenhum :-)

    S: Concordo contigo e digo isso frequentemente!

    ResponderEliminar
  30. 'He Got Game' (Tudo em Jogo na tradução) do Spike Lee, com o Denzel Washington, Ray Allen (actualmente nos Boston Celtic) e a Mila Jovovich:
    http://www.youtube.com/watch?v=GofVmD5lNAI

    (Eu adorei o filme. Mesmo para quem não goste do tema há que adorar os panoramas e ângulos das filmagens)

    PS: Infelizmente não há em DVD legendado. Felizmente percebo inglês :)

    ResponderEliminar
  31. ana do 2º esq: Houve pessoal que pensou que era a capa do Inception ;.)

    Noya: Como é possivel eu não conhecer? Adoro o Spike Lee e os meus preferidos são o Jungle Fever, o Do the right thing e o (amazing) Summer of Sam!

    ResponderEliminar
  32. Noya: Já vi o trailer e quero ver. Ainda por cima tem o fabuloso Turturro! Conheces o Boyz N Hood do John Singleton? AMO!

    ResponderEliminar
  33. Recomendo! É muito, bom o filme!

    ResponderEliminar
  34. Dora: andei desaparecida, porque andei a trabalhar pelas esquinas da vida... eh!eh! A sério, muito trabalho e com um deficiente serviço de internet em casa, cortesia da Meo.
    Gostei do Whip It, mas eu sou muito básica, agrada-me qualquer coisita em que os heróis tenham cabelo às cores.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  35. Dora,
    não vi mas vou ver :)
    Já agora, fica com a música principal do filme:
    http://www.youtube.com/watch?v=8y_VFGrGnCE&feature=related

    Não sou fã deste tipo de música mas esta marcou-me.

    PS: Não referes o '25th Hour' mas eu não posso deixar de pelo menos referir o discusrso do Ed Norton frente ao espelho.

    ResponderEliminar
  36. Noya: Não posso referir tudo senão não saímos daqui :-) sim, esse discurso é épico!

    ResponderEliminar
  37. 1. Ainda não vi o filme, mas tenciono vê-lo assim que tiver oportunidade.

    2. Só quem desconhece a filmografia de DiCaprio é que o cola ao Titanic.
    No meu entender, o The Basketball Diaries é um dos melhores filmes, senão mesmo o melhor, dele.
    É dos poucos que lamento não ter na minha modesta colecção...
    Nessa altura ele tinha mesmo uma carinha laroca, que só dava vontade de lhe apertar as bochechas e dizer cutxi-cutxi... :)))

    3. A Ellen Page é uma actriz talentosa com um futuro brilhante.
    A sua performance no Hard candy é avassaladora.

    ResponderEliminar
  38. Maldonado: Eu amo o The Basketball Diaries e por acaso tenho o dvd há tantos anos...é fácil arranjares.

    PS - Este post NÃO É sobre o Inception :-)

    ResponderEliminar
  39. Eu sei, apenas teci considerações abrangentes...

    ResponderEliminar
  40. Maldonado: Referi isso porque várias pessoas comentaram este post a dizer que não viram o filme... :-)

    ResponderEliminar
  41. eu gosto muito da ellen page, adorei ve-la no juno e no hard candy, principalmente.mas também sempre gostei do di caprio. principalmente em "a praia", adorei!
    esse ainda nao vi

    ResponderEliminar
  42. Toupeira: Na altura comecei a vê-lo e acho que desisti. Não gostei. Nem me lembrava dele :-)

    ResponderEliminar