domingo, julho 11, 2010

Os meus “Guilty Pleasures” cinéfilos – desafio do Jackie Brown

O meu querido Jackie Brown tem um delicioso desafio no blog: Os Guilty Pleasures de um cinéfilo - são aqueles filmes que nós sabemos que não são “grande espingarda” mas que os adoramos por alguma razão e assim tornam-se filmes de culto.
Para o pessoal de adora cinema - passem lá no blog e façam o desafio. É de louvar a originalidade do Jackie Brown!
Aqui ficam os meus Guilty Pleasures – Top 5:
#5 – Napoleon Dynamite
napoleon_dynamite napoleon_dynamite_ver2
O filme que lançou Jon Heder. É a coisa mais parva que existe! Um filme de culto. Muito, muito fixe! Se fosse gajo mascarava-me à Napoleon! Atenção à última cena do filme onde ele dança Jamiroquai…brilhante! Ainda nos dias de hoje tenho a panca de mandar fazer uma t-shirt com a frase "Vote for Pedro".
#4 – Last Boy Scout
last_boy_scout
"O" filme do perfeito loser. Bruce Willis no seu melhor! Tem as melhores sequências de diálogos do que qualquer outro filme dele...A minha frase preferida do Kevin Spacey no “American Beauty” aplica-se aqui muito bem à personagem do Bruce Willis: “I’m just an ordinary guy, with nothing to lose.”
#3 – Con Air
con_air_ver2 con_air_ver4
A citação do John Malvich diz tudo: "Ladies and gentlemen, welcome to Con Air". O leque de actores neste filme é delicioso: Nicholas Cage, John Cusack, John Malkovich, Steve Buscemi, Ving Rhames e Danny Trejo. Nunca vi o dvd à venda mas sempre que o apanho na na tv, não consigo deixar de o ver.
#2 – Ferris Buelller’s Day Off
ferris_buellers_day_off_ver2
Obviamente que não consigo contar as vezes que já o vi. Sei as frases de cor e tenho os waves no meu telemóvel. Tal como o “Napoleon Dynamite”, tenho a panca de mandar fazer uma t-shirt com a frase "Save Ferris". O meu filme preferido do John Hughes.
#1 – Top Gun
movie-poster-top-gun top_gun
Foi em 1987 (um ano depois de ter saído o filme), tinha eu 10 anos quando me apaixonei pelo Tom Cruise. (Vergonhoso, eu sei!) Passava tardes de Verão em casa a ver o filme. Chegava ao fim, rebobinava e voltava a ver. Sei as frases, sei o som dos aviões, sem tudo de cor. Foi o filme que mais vezes ví...de longe. É curioso como muitos anos depois quando voltei a ver o filme, cheguei à conclusão que afinal não eram nem o Tom Cruise, nem o Val Kilmer ou mesmo o Anthony Edwards que pilotavam os aviões. Era montagem... (Sem comentários. Nos anos 80, uma pessoa aos 10 anos era inocente.) - “I feel the need, the need for speed!”

24 comentários:

  1. Con air eu adoro... vejo sempre que dá. Já sei a história, mas entusiasma na mesma.

    ResponderEliminar
  2. Todos gozam quando eu digo que o meu filme preferido é o "Dirtu Dancing". O que dizer? Marcou-me na altura...

    ResponderEliminar
  3. S: O Con Air é lindo!

    A: Eu gostei mais do "Salsa" mas também gostava muito do "Dirty Dancing". Porque não fazes este desafio lá no Jackie?

    ResponderEliminar
  4. Con Air e Top Gun são filmes porreiros.

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar
  5. Con Air e Top Gun são clássicos de que gostei quando vi pela 1a vez.

    ResponderEliminar
  6. Tb tenho de escrever sobre os meus. Há aqueles filmes que não são grande coisa mas já os vi umas 40 vezes xD

    ResponderEliminar
  7. Estes sim uns verdadeiros guilty pleasures. O con air é muito bom.

    Agora vejo que nos meus guilty pleasures devia ter posto apenas filmes (que é o que quase toda a gente faz). Mas pronto agora já aprendi.

    Jackie Brown perdoa-me :)

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente até não considero os filmes que referiste guilty pleasures porque não são propriamente maus. Aliás, Top Gun é bastante bem conseguido.

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente até não considero os filmes que referiste guilty pleasures porque não são propriamente maus. Aliás, Top Gun é bastante bem conseguido.

    ResponderEliminar
  10. Com exceção do número 5, que não conheço, todos os outros assisti sem nenhuma culpa. Vou procurar o Napoleon Dynamite para mais diversão! Bom domingo!

    ResponderEliminar
  11. Nunca vi o napoleon gostava muito parece ser de chorar a rir :)

    ResponderEliminar
  12. Nunca vi o primeiro nem o segundo, mas os outros são guilty pleasures do melhor.

    Aliás, quem não se lembra de vibrar com a cena do MIG 28 no Top Gun? :D

    weeeeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  13. o 1º nem nunca ouvi falar , deve ser mesmo horrivel ao ponto do proprio realizador se recusar a vê-lo. Os outros, desculpa lá, mas o Con Air é brutal, o Top Gun é um classico, embora prefira a versão em que ele estrela um ovo na barriga dela . . .

    ResponderEliminar
  14. Tens aí verdadeiros clássicos do cinema internacional!!!

    Óptimo gosto!!!

    Beijo***

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pela parte que me toca e por teres aceite o meu convite ;)

    ResponderEliminar
  16. Curiosamente vi todos e na altura gostei :)

    ResponderEliminar
  17. Gosto do ConArir e do Top Gun! O Ferris Bueller's Day Off vi uma vez e não achei piada! Os outros... O Napoleon Dynamite não conheço e a Fúria do Último Escuteiro é um grande filme prá pipoca e pró domingo à tarde no sofá de casa. Agradável de ver... Mas não fabuloso!

    Kiss

    ResponderEliminar
  18. Nekas & aespumadosdias: Con Air & Top Gun rulam!

    Miss Murder: Va ao blog do Jackie Brown e faz o desafio.

    Bruno Duarte: Então o que puseste nos teus Guilty Pleasures a não ser filmes? Não entendi.

    Fifeco: São Guilty Pleasures porqie não são os meus filmes preferidos em termos de qualidade. São mesmo os Guilty Pleasures. Não têm de ser maus porque vendo assim, não gosto de nenhum filme mau. Mas entendo o que queres dizer...

    Stella Halley: Não sei se vais gostar doNapoleon mas tenta...

    ResponderEliminar
  19. Loot: Se o vires depois diz alguma coisa.

    Gingerbread Girl: EU vibrava com tudo. Principalmente quando ele vai atrás dela na mota. Ehehe!

    Rui Caldeira: Uma verdadeira cinéfila não gosta de tudo o que é comercial, meu caro. :-)

    Sissy: O To Gun é um clássico, sem dúvida!

    Jackie Brown: Já sabes que eu adorei esta inicitiva!

    Marta: Tens bom gosto então! :-)

    MRPereira: O Last Boys Scout não é fabuloso, claro. Por isso é que é Guilty Pleasure e não filme preferido :-)

    ResponderEliminar
  20. Pus filmes, mas dei mais ênfase a uma grupo de filmes do que filmes em especifico, como por exemplo:
    filmes em que entram Schwarzenneger e Van Damme que normalmente o pessoal acha xunga .... percebes?

    Só pus um filme em concreto, o resto foi sempre em conjuntos.

    Por isso é que penso que se calhar não segui as regras que o Jackie Brown pretendia, mas qualquer coisa também se faz um novo :)

    Mas espreita ai para veres:
    http://vidadosmeusfilmes.blogspot.com/2010/06/guilty-pleasures.html

    ResponderEliminar
  21. Não imaginava que gostavas do CON AIR...

    TOP GUN tb é fixe.

    ResponderEliminar
  22. Nasp: O Con Air não é Sci-Fi, nem fantástico :-)

    ResponderEliminar
  23. Opa o con air...eu so gosto do filme por causa do steve buscemi..nao sei porque mas adoro esse actor :p ,é o mr.pink em reservoir dogs :D

    ResponderEliminar
  24. Andreia: Já vi o Steve Buscemi em papéis normais e disso não gosto. Só gosto dele como alucinado.

    ResponderEliminar