sexta-feira, julho 30, 2010

“Paneleiragem a mais na tv”

boy_kiss_0

TVI corta cenas de beijos entre rapazes

Censura na série “Morangos com açúcar” terá sido decidida por director de programas. Nove associações falam de "retrocesso civilizacional" e pedem a reposição das imagens já gravadas.

Segundo o Jornal de Notícias, o director de programas da TVI, André Cerqueira, "terá ordenado o corte das imagens que contivessem trocas de beijos entre dois jovens", Fábio e Nuno, interpretados pelos actores Miguel Santiago e Carlos Malvarez, apesar de as "cenas estarem gravadas".

"Esta decisão reduz a existência e os sentimentos destes adolescentes e propicia a invisibilidade, veiculando a ideia de que são menos dignos do que os seus pares heterossexuais, sentimentos e pensamentos que levam à instabilidade emocional", sustentam as organizações.”

21 comentários:

  1. São muito esquisitos, para quem tem uma programação tão merdosa... É grande fail da tvi.

    ResponderEliminar
  2. E a parte mais difícil já estava... tiveram de andar aos beijos º-º

    ResponderEliminar
  3. Deviam permitir... as pessoas têm de lidar com as coisas para se habituarem.

    ResponderEliminar
  4. pena a TVI incomodar-se... claro que com a confusão já tiveram publicidade grátis aos morangos podres...

    pena que certas paneleirices ditas sociais censurem.

    ....

    ResponderEliminar
  5. Eu não acho nem bem nem mal.

    Que os Morangos dilaceraram os limites do ridículo com esta nova série (diálogos muito pouco fluidos, actores péssimos, argumento risível e os irritantes números musicais por tudo e por nada, and so on...) já todos tinhamos percebido.

    O que se tornou óbvio, há um par de semanas, foi que a aprovação da nova lei em defesa dos homossexuais implicou alterações óbvias e extremamente forçadas no argumento, com o personagem que julgo ser o Fábio a tornar-se homossexual à velocidade da luz.

    Eu sinceramente acho bem, pelos seguintes motivos:

    1-Como forma de dar a perceber aos responsáveis que uma série de TV, por muito má que seja (e esta é certamente má o suficiente) não pode ser "actualizada" como uma página de Facebook;

    2-Francamente, não acho que tenha interesse, porque, não só soaria a forçado (quase cada diálogo soa a forçado, imagine-se um beijo entre homens) mas também porque não se espera qualquer profissionalismo...

    Sinceramente, acho que nos privaram de alguns momentos muito maus, não por ser exactamente o que é, mas pelas razões que referi.

    ResponderEliminar
  6. Acho uma parvoice isto acontecer. Não cortam beijos heterosexuais, logo não o deviam fazer entre pessoas do mesmo sexo. O sentimento é o mesmo, e essas coisas não se "pegam"!

    Ainda temos muito que crescer!

    ResponderEliminar
  7. Bruno Miguel: Se a programação fosse merdosa, não tinham as audiências que têm. O público alvo deles não somos nós.

    Caia: Podes crer. Os putos devem estar furiosos por isso mas aliviados por não serem gozados na escola.

    S: As pessoas vão habituar-se. Aos bocados estamos a chegar lá.


    Imperator: Eles não censuram quando o Castello Branco vai vestido de mulher aos programas deles...isso já é aceite.

    Jackie Brown: Gostei de ler o que escreveste; está muito bem fundamentado, embora não concorde. Em relação aos Morangos deste ano não sei como são. Vi as duas primeiras séries apenas.
    Há uns dois anos mudei e miúdas de soutien a curtirem com os namorados nos quartos e achei aquilo `"p'ra frentex" demais.

    Miss Murder: As coisas estão a melhorar, acredita. Há 5 anos não tinhas personagens gay na tv.

    ResponderEliminar
  8. O teu post é curiosamente omisso relativamente à tua opinião sobre este assunto...

    ResponderEliminar
  9. $ort: Welcome! Em inúmeros posts do blog está bem vincada a minha posição a favor da homossexualidade e igualdade de direitos.

    Neste caso, acho que fizeram mal, que deveriam de ter passado porque eu não acredito que alguém da direcção de programas não soubesse desta cena, quando os actores e produção tiveram acesso ao guião.
    Eu já trabalhei na ex-NBP e sei do que falo :-)

    ResponderEliminar
  10. Dora, eu sou a favor de tudo o que tenha a ver com a individualidade do ser humano e as escolhas, tu sabes. Mas questiono-me uma coisa, (sendo que também fui a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e até sou da adopção) estariamos preparados para legislar e legalizar o casamento aqui? Se nem um beijinhos queremos ver e censuramos...
    Há coisas que para mim parecem verdadeiros elefantes brancos...

    Experimentem censurar o panda e as saias da winx a aparecer o rego do cu e os tops com as mamas a saltar para fora que fazem o meu filho dizer coisas menos próprias dos 5 anos que tem.

    ResponderEliminar
  11. Menina Veneno: Eu entendo tudo o que queres dizer mas como para mim é uma coisa natural, fazem-me confusão essas censuras. Concordo quando dizes que a nossa sociedade não está preparada mas também acho que já muita coisa mudou.

    A primeira vez que me lembro de aparecer alguém assumidamente gay na tv, foi no bar da tv. Conta os gays que já apareceram tanto em reality shows, programas normais e personagens de séries e novelas.

    ResponderEliminar
  12. Ah! Deram tanto de si para fazerem a cena e agora não passa na TV.

    ResponderEliminar
  13. A TVI tem destas coisas...
    Não querem mostrar um beijo entre homossexuais mas depois passam séries juvenis onde mostram a mentira, a traição, as drogas...e uma carrada de coisas que não nos ensinam nada.

    Enfim...

    ResponderEliminar
  14. Para mim sinceramente é me indiferente. Se já estava porque não colocar no ar?

    ResponderEliminar
  15. Sinceramente eu acho a série, assim como a maioria das novelas ou coisas que se pareçam e que sejam nacionais, idiota. Eu sou jovem, há muita coisa que se faz que não se é preciso ser jovem para o fazer ou saber, aliás, muito daquilo é treta...Apesar de cada vez mais, pelo que vejo, as gerações mais jovens que a minha, parecem achar que realmente é-se fixe quando se faz o que se vê nesse tipo de programas...muitas vezes, verdadeiros hipérboles da realidade...outras vezes até não, mas retratadas de formas idiotas e sem sentido. Como se tudo fosse natural,quando não o é. sinceramente, eu não me importo muito com a opção sexual de outras pessoas não serem a mesma que a minha. tenho amigos que são homossexuais e não tem nada a ver com aquilo que passam na novela. Têm uma forma,obviamente, diferente de agir dos heteros no que toca à sua relação, mas socialmente são como qualquer pessoa hetero ou não!
    o problema, acho eu, das pessoas é acharem que se não se mostra algo é sinal que se está a discriminar, neste caso da tvi , que pelas razões estupidas que apresentam até concordo que estejam a discriminar, mas sinceramente acho que para fazer representações de m****, que é o que fazem nos MCA, mais vale não fazerem. Tratam como se fossem hamsters dentro de uma gaiola e as pessoas estivessem a ver. Acho isso bem pior do que tudo; ignorância é a palavra exacta que define esta sociedade e a maioria daqueles que a compõe, infelizmente.
    E já que gravaram também acho que deviam passar, mas sinceramente acho que é algo dispensável não vai mudar em nada a posição dos homossexuais em Portugal. Muito pelo contrário, velhotas possivelmente na rua, ou machões, são capazes de os linchar ainda mais.
    Perdoem-me o comentário longo, mas apenas não percebo porquê tanta necessidade de exposição. Acho que isso não tem nada a ver com afirmação, apenas com birra..e com um intriguista ao meio, os media!que fizeram de uma parvoíce, algo tão mediático.


    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. aespumadosdias: Podes crer. Não deve ter sido fácil. Mas também não sei que tipo de beijo era.

    Marta: Concordo contigo. Tens toda a razão.

    Madeirense: Qualquer dia passa...

    Sissy: Tinham dito antes, concordo.

    Morcegos no Sotão: O que é feito de ti?!

    Andreia Mandim: Já mudou tanta coisa. Se calhar não te apercebes...

    ResponderEliminar
  17. I'm shocked! Shocked, I tell you!

    ResponderEliminar
  18. se "ninguém" vê os Morangos com Açucar anyways, ninguém perdeu nada :D

    [just kidding]

    ResponderEliminar
  19. Este André Cerqueira bem que podia ir-se matar.

    ResponderEliminar