segunda-feira, janeiro 20, 2014

“12 Years a Slave”

twelve_years_a_slave 

Não me batam mas nunca fui fan do Chiwetel Ejiofor; nem dos tempos do “Love Actually” ou mesmo do “Kinky Boots”. Pode ser bom actor mas diz-me zero. Não tenho empatia com o rapaz. É mais que óbvio que neste filme faz um bom papel. É papel para Oscar? Não. Se o ganhar é pelo tema do mesmo.

Michael Fassbender? YES! Não faz um filme mau e é o 3º que faz com Steve McQueen. Vi o “Hunger” e o “Shame” (este tornou-se num dos meus filmes preferidos). Está com azar este ano e apanha um Jared Leto, 15kgs mais magro e vestido de mulher. Muito provavelmente não ganha o Oscar, o que é pena. Por muito que goste do Leto, o Fassbender é superior.

A Lupita Nyong'o é a revelação deste filme e muito provavelmente vai ganhar Melhor Actriz Secundária. De quem também gosto bastante e mais uma vez, faz papel de lunático, é Paul Dano.

Confesso que gostei mais da segunda parte do filme. Até ao intervalo (só para demonstrar que sou contra a pirataria…not!) estava a achar uma boa história mas nada de extraordinário. A 2ªa parte foi muito boa e a cena do chicoteamento foi de deixar uma pessoa sem fôlego…

Tenho um feeling que me diz que este filme não vai ganhar muitos prémios, das 9 nomeações que teve. Talvez Melhor Argumento Adaptado, Melhor Realizador e Melhor Actriz Secundária.

Argumento: EUA, 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um negro livre, vive em Nova Iorque com a mulher e as duas filhas. Leva uma existência tranquila, entre os dotes de carpinteiro e o talento para tocar violino. Após uma noite de copos, acorda acorrentado. A partir desse momento, torna-se escravo. Agora é tratado por Platt, nome que lhe dão para esconder a sua condição de homem livre, e é violentamente forçado a omitir a sua identidade. É comprado pelo dono de uma plantação no Louisiana (Michael Fassbender), onde passará 12 anos até ser finalmente libertado.

Curiosidades: Após filmar a cena da violação, Fassbender desmaiou por breves segundos.

tumblr_mzhz13htVi1s3y9slo2_500 tumblr_mzjkj9fTK71tpg0a4o1_250

11 comentários:

  1. achei o papel do paul dano demasiado exagerado. a cena do gajo pendurado na corda e o chicoteamento acabam por ser demasiado explicitos e se não ganhar o oscar é capaz de o dever a isso. o fassbender está brutal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. formatted error: O Paulo Dano estava realmente estúpido mas é sempre um bom actor.
      Mas achas que o Chiwetel merece o Oscar?
      O Fassbender, claro que sim!

      Eliminar
  2. Eu gostei muito do filme... o homem adormeceu e eu fiquei a ver sozinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. L. das horas: Eu vi no cinema. Impossível adormecer :)

      Eliminar
  3. Ainda não vi mas está na calha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: Este é daqueles que é obrigatório ver.

      Eliminar
  4. De todos os que vi até agora, para mim, este é mesmo o melhor de todos e o que tem história, elenco e interpretações para Oscar de melhor filme.
    Como não me parece que o Leo vá ganhar o Oscar, arrisco-me a dizer que este filme é capaz de arrecadar os principais prémios:Melhor filme, Melhor ator principal, melhor ator e atriz secundária. Ninguém, por muito que se esforce, tirará o Oscar ao Fassbender, e a miuda tem grandes probabilidades de vencer (se a academia não foi atrasada mental e entregar à Jennifer).

    Sobre o Fassbender e o Shame: gostas do filme porque se vê a pila enorme dele várias vezes durante o filme! hahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda sobre o Paul Dano, se o acham lunático aqui, ainda não devem ter visto o There Will Be Blood! :D

      Eliminar
    2. Mustache: Oscar principal não ganha e o Secundário, infelizmente também duvido, embora eu concorde que deve de ir para ele. Não, este ano não o dão à Lawrence (já cometerem esse erro o ano passado).

      Em relação à pila do Fassbender...não te pergunto como é que sabes que é grande porque como bom apreciador de cinema, sabes que isso foi motivo de chacota nesse ano. Mas gosto dele TODO mas mais do que isso, adoro a personagem e o que ela significa. Acho que já passei por uma fase (quase) assim.

      E claro que já vi o There Will Be Blood e o Dano aí está top!

      Eliminar
  5. Dizia uma amiga minha que deviam dar lenços à entrada e caipirinhas à saída.. A violência é a unica coisa que me deixa de pé atrás em ir ver o filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fuschia: A violência é o melhor do filme...sem dúvida.

      Eliminar