sexta-feira, janeiro 24, 2014

“Blue Jasmine”

blue_jasmine

O Woody Allen até pode ser um génio mas não me tem como seguidora. Vejo os filmes todos dele, mas não é, nem de longe, nem de perto o meu Deus. Nos últimos anos, gostei do “Match Point” , do “Vicky Cristina Barcelona” e pouco mais…. Não achei piada nenhuma ao “Midnight em Paris”.

Este foi uma lufada de ar fresco e atribuo o mérito todo às  interpretações e às personagens. Cate Blanchett e Sally Hawkins estão fenomenais! Foi a primeira vez que o Woody Allen atribuiu os papéis principais a duas actrizes que não são americanas: a primeira é australiana e a segunda inglesa. Outros dois papéis curiosos e muito bem conseguidos são os de Augie (Andrew Dice Clay) e de Chili (Bobby Canavale) que fazem os broncos dos ex-marido e namorado de Ginger (Sally Hawkins).

O papel de Cate Blanchett muito provavelmente lhe valerá o Oscar este ano, na medida em que tem ganho outras atribuições de prémios, tais como os “Golden Globes” e os “SAG”.

Argumento: Jasmine (Cate Blanchett) estava habituada a uma vida com tudo de bom mas após o suicídio do seu marido (Alec Baldwin), muda-se para São Francisco, para o modestoapartamento   da sua irmã, Ginger (Sally Hawkins). A todo o custo tenta manter a postura aristocrática, mas a mistura explosiva de Xanax com álcool, deixa-a num estado muito fragilizado.  A sua intenção é encontrar um marido rico e voltar à ribalta.

Curiosidades: Louis C. K. era para fazer o papel de Andrew Dice Clay mas Woody Allen acho-o demaisado “bonzinho” e decidiu atribuir-lhe outra personagem.

tumblr_mzwk9pkLAc1qi8nqso1_500 tumblr_mzuvv83gFx1qbogr5o1_500

17 comentários:

  1. Dos mais recentes este é dos meu favoritos dele. Adoro Woody Allen, tens de experimentar coisas mais para trás. Ou as comédias parvas do início como o Love and death, sleeper, bananas ou take the money and run (hilariantes) e depois o seu cinema mais sério com o Annie Hall e o Mannathan, Crimes and misdemeanors, entre tantos outros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Loot: Sim tenho de voltar aos tempos da Diane Keaton e da Mia Farrow. Esses era pequenita e perdi-os.

      Eliminar
  2. Eu sou fã do Woody... este ainda não vi.. mas espero ver brevemente... ainda por cima como dizes e muito bem têm Cate Blanchett como protagonista... e adoro o trabalho desta actriz..para além de "gostar" dela enquanto mulher...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou eu: Vê que tenho a certeza que vais gostar!

      Eliminar
  3. Tenho aversão ao Woody Allen... mas adoro a Cate!!

    ResponderEliminar
  4. Eu até gosto do Woody Allen mas achei o "Midnight in Paris" e "To Rome with Love" um bocadinho forçados, pura divulgação turística. Já este parece bem interessante, até porque adoro a Cate Blanchett.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stiletto: Este flui muito bem e sei grandes artimanhas. É simples e giro.

      Eliminar
  5. É um filme que está na lista. Gosto muito de Woody Allen e adorei o "Scoop".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Namorado PS: Por acaso não achei piada ao "Scoop".

      Eliminar
    2. Por acaso gostei muito. Aliás, o final conseguiu surpreender-me.

      Eliminar
    3. Namorado PS: Também não contava gostar e pensei que ia ser como os últimos dele.

      Eliminar