segunda-feira, janeiro 27, 2014

“The Butler” de Lee Daniels

butler butler_ver2

Diz-se que por este filme ter estreado mais cedo (no caso dos Estados Unidos), nomeadamente em Agosto, ficou prejudicado e foi esquecido na corrida aos Oscars. Se tivesse tido outra calendarização, seria mais um excelente filme e juntar à lista dos deste ano.

Já contava com uma boa interpretação de Forrest Whitaker mas não esperava um filme tão bom, tão interessante. O role de actores é fantástico começando por Oprah Winfrey, Cuba Gooding Jr., Lenny Kravitz, Terrence Howard, Vanessa Redgrave e Jane Fonda. Nos papéis dos diferentes presidentes norte – americanos temos Robin Williams, John Cusack, James Marsden, Liev Schreiber e Allan Rickman.

Forrest Whitaker, sem dúvida, merecia uma nomeação, tal como  a banda sonora que ficou a cargo de Rodrigo Leão. Mais injusto que isto, na minha opinião, é o filme não constar na lista de nomeados de Melhor Filme. “The Butler” conta com zero nomeações.

Argumento: Baseado em factos verídicos, o filme conta a história de um mordomo negro (Forest Whitaker)que serviu 8 presidentes na Casa Branca, durante o período de 1952 e 1986. A partir deste ponto de vista único, o filme traça as mudanças dramáticas que abalaram a sociedade Americana, desde o movimento pelos Direitos Civis, até à Guerra do Vietname, e a forma como essas mudanças afectaram a vida e a família deste homem.

Curiosidades: Mila Kunis foi a primeira aposta para interpretar Jackie Kennedy e Matthew McConaughey esteve para ser John F. Kennedy, mas por motivos de calendarização, teve de desistir. James Franco esteve para substitui-lo. Melissa Leo fez de Mamie Eisenhower mas as suas cenas foram cortadas.

10 comentários:

  1. Este já vi :) e gostei bastante.
    Achei uma história envolvente, emocionante.
    É uma pena que não esteja nomeado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta. Também gostei muito e é daqueles filmes "must see" mesmo.

      Eliminar
  2. Eu gostei do filme, tirando a Oprah fazer de Oprah e os segmentos de Civil Rights History for Dummies, algumas interpretações muito boas e comoventes, tenho pena que não tenha sido nomeado para algumas categorias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eolo: A Oprah não desatou aos saltos e a distribuir carros! ;)

      Eliminar
  3. Também já ouvi dizer bem do filme. Veremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Namorado PS: É um filme histórico muito bom.

      Eliminar
  4. Se não andasse a ver desenhos animados no youtube se calhar tinha tempo para ver estas coisas... lool :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. V: Quando andaste a ler certas coisas, é que não vias desenhos animados de certeza! :)

      Eliminar
    2. ahaha Pois não! Lia cada livro em 3 dias! lol

      Eliminar
    3. V: Bolas! Isso é muita emoção junta!

      Eliminar