terça-feira, fevereiro 11, 2014

Feedly – a (minha) ferramenta ideal para a blogosfera e não só…

feedly-update-640x521 

Desde 2006 que tenho este blog e sempre me habituei a utilizei o Google Reader, um leitor de feeds. Há uns meses o Google Reader foi encerrado (parece que não tinha muitos utilizadores, não sei…) e desde aí que só uso o Feedly (também um leitor de feeds). É uma excelente ferramenta de leitura e partilha de informação.

O Feedly oferece uma interface muito simples. Numa coluna do lado esquerdo estão as várias categorias criadas pelo utilizador para agrupar as fontes de informação. O resto do ecrã é ocupado com o conteúdo. Para cada categoria, pode ser adoptado um tipo de visualização: uma lista simples, para quem gosta de percorrer rapidamente vários títulos; dois tipos de visualização com imagens, que dão ao conteúdo um aspecto mais "magazinesco"; e uma quarta opção que permite ver logo todo o conteúdo, sem ser preciso clicar para o abrir. É também possível escolher entre vários esquemas de cores e a página de configurações permite personalizar muitos outros pormenores.

Para quem tem blogs, segue blogs ou mesmo outro tipo de páginas, o Feedly é a escolha acertada. Colocamos os links de todos os blogs que seguimos, dividimo-los por categorias e tem imensas funções como ler mais tarde, reblogar, partilhar, etc. Podemos acessar através do telemóvel como mesmo login.

Não sei como é que a maioria dos bloggers faz para visitar as páginas diariamente mas eu já não me vejo sem este programa.

19 comentários:

  1. eu utilizo o blogger, mas agora ando com problemas que o browser deixou de suportar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salsa: Mas o blogger dá-te as novidades de cada blog? Ou tens de estar sempre a abrir as páginas? Nunca utilizei o blogger.

      Eliminar
    2. sim da, cada vez que fazes um post aparece na lista dos blogs que tenho debaixo de olho.

      Eliminar
    3. Há anos que uso o blogger e não sabia. Mas este é de longe, melhor. Mas como tu não és amante das novas tecnologias, o blogger chega :)

      Eliminar
  2. Pois, eu também uso o blogger... muito simples. :)

    ResponderEliminar
  3. Eix.. o desgosto que o Google me deu quando decidiu acabar com uma das melhores ferramentas que tinha.. fiquei mesmo chateada com eles, fosga-se!

    E depois, habituar-me a um serviço novo? Outra irritação.. experimentei tudo o que havia na altura e não conseguia gostar de nada.. acabei por assentar no Feedly, principalmente pelas possibilidades de sincronização com apps do WP8. Agora já estou tão habituada a ele que já nem dou pela falta do outro. Só não subscrevo porque acho a anuidade demasiado cara pelos extras que oferece :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ISa: Quem se dava bem com o Google Reader, dá-se com este, sem dúvida. Também não subscrevo, como está, chega para mim.
      Só ainda não descobri uma coisa aqui no Feedly: tu tens/conheces o tumblr?

      Eliminar
    2. Tenho, uso-o para os regurgitanços :)

      Eliminar
    3. Isa: Não consigo reblogar nada do tumblr, no Feedly, mas no telemovel. Não sei onde é.
      No pc é uma maravilha, no fone não consigo.
      Quando quero aceder ao tumblr no telefone, tenho sempre de ir pela página deles porque a do Feedly não me "deixa" reblogar.

      Eliminar
    4. Não me parece que seja possível.. mas há muita gente a pedir essa feature, pode ser que a integrem num futuro próximo..

      Eliminar
    5. Isa: Se calhar está no "pro" mas pagar é que não :)

      Eliminar
    6. Por acaso tenho pena que o feedly não tenha aquela que para mim era das melhores features do google reader (que foi assassinada à bruta uns meses antes de mandarem aquilo às urtigas), a partilha entre amigos. Era a ramboiada total nos comentários dos artigos partilhados :D

      Eliminar
    7. Isa: Podes explicar melhor? Quais comentários?

      Eliminar
    8. Podias partilhar cenas com a malta que te seguia no Reader, e dava para comentar nessas partilhas (checka http://i233.photobucket.com/albums/ee159/lintpicker/LW/google-reader-shared-items-public-feed.png). Era uma componente social do serviço, que o Google achou por bem matar e dessa forma tentar com que as pessoas fossem fazer isso para o G+.. o que não foi lá muito bem aceite na altura :/

      Eliminar
    9. Isa: Olha, não sabia...

      Eliminar
  4. Tenho que usar esse então, o Google Reader era A cena. Tenho usado o bloglovin mas tem coisas que eu não curto muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Se te davas bem com o Google Reader. Este é superior. Vais gostar. Trust me.

      Eliminar
  5. Computador, Iphone e Ipad. Tenho esse programa no Ipad mas confesso que não sou um grande utilizador porque não acho muita piada à tecnologia e a meu ver tem algumas falhas. Por vezes não apresenta os textos mais recentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Namorado: Por acaso não tenho razões de queixa.

      Eliminar