quinta-feira, fevereiro 06, 2014

“The Hunger Games: Catching Fire” de Francis Lawrence

hunger_games_catching_fire hunger_games_catching_fire_ver3

Toda a gente me dizia que o 2º filme era melhor que o 1º, mas eu não consegui ver nenhuma novidade, não me trouxe nada de novo e, curiosamente, não gostei do papel Philip Seymour – Hoffman. Prefiro vê-lo em performances mais profundas e em filmes menos comerciais. No sentido oposto, gostei imenso de ver Donald Sutherland.

Achei muita piada ao 1º filme, talvez por achar que à partida não ia gostar, por não ser o meu género. Mas gostei bastante e fiquei surpreendida. Com este senti o oposto: pareceu-me uma continuação do 1º, mas sem nada de novo, com pouco desenvolvimento. Gosto sempre da fotografia e dos guarda-roupas destes filmes.

A 3ª parte será divida em duas "The Hunger Games: Mockingjay - Part 1", em 2014, e "The Hunger Games: Mockingjay - Part 2". Curiosamente a Phillip Seymour – Hoffman só faltaram gravar poucas cenas, na medida em que o 3º filme ficou completo.

Vamos ver se vai trazer novidades ou se Hollywood vai fazer “render o peixe”…

Argumento: Alguns meses após a 74.ª edição dos Jogos da Fome, que sagrou Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutchersonn) como vencedores, os jovens são obrigados a deixar família e amigos e percorrer os 12 Distritos, marcando presença em eventos oficiais. Nessas visitas, a jovem Katniss apercebe-se de um sentimento de revolta que lhe alimenta a esperança numa rebelião colectiva. Porém, o Capitólio está ainda sob o controlo do terrível Presidente Snow (Donald Sutherland) que, ao perceber o perigo que cada um dos vencedores representa enquanto símbolo de força e liberdade, decide preparar um novo evento: uma edição especial dos jogos, nos quais os vencedores dos anos anteriores terão de digladiar-se entre si, até à morte. Assim, percebendo que o objectivo do Governo é eliminá-los a todos, eles sabem que lhes resta uma última oportunidade de encontrar um meio de organizar uma revolta contra o poder instituído e, dessa forma, reconstruir uma sociedade justa em Panen.

Curiosidades: Jennifer Lawrence teve um precuaço nas filmagens, numa das cenas de acção, o que a deixou parcialmente surda durante 6 dias. Foi o filme que mais receitas gerou nos Estados Unidos, em 2013. A maioria das roupas vestidas por Elizabeth Banks, são da casa Alexander McQueen.

 tumblr_n02yhfVyDz1tovjf3o5_250 tumblr_n0jhctIZ141tovjf3o6_250

17 comentários:

  1. Que giro, acabei ontem de ver o primeiro filme. Nunca o quis ver só por saber que eram pessoas a matarem-se pela sobrevivência. Mas olho, o meu homem convenceu-me e até gostei. À parte de toda a fantasia que é o filme, gostei. Ela é linda! E eu prefiro o moreno ao loiro :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. L. das horas: O 1º é muito fixe! Não gostas de filmes violentos?
      Não os vejo como "lindos", vejo como "crianças". lol

      Eliminar
  2. Eu sou totalmente fã da trilogia, mas dos livros. Gostei do primeiro filme, li os livros todos de enfiada, esperei ansiosamente pelo segundo e saí de lá desiludida. Não sei explicar o que falhou. Ou eu tinha expectativas muito elevadas, ou realmente deixou muito a desejar, sobretudo em termos de imagem e e efeitos. Não teve aqueles momentos 'wow'. Resta-me esperar que os últimos sejam melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lois Lane: É importante para mim, saber a opinião de uma fan verdadeira porque assim tenho noção que aquilo que achei é vai no sentido da tua opinião.
      E do primeiro, gostaste?

      Eliminar
    2. Do primeiro gostei muito. Aliás, foi o filme que me levou a ler os livros. Foram os três, na versão original, assim de enfiada. Adorei a história. Acho que são muito mais do que livros juvenis, pois têm um significado profundo relacionado com os ideais de liberdade vs ditadura, tudo contado através de uma história muito gira. E o fim é surpreendente!

      Eliminar
  3. Vi o primeiro filme e comprei os 3 livros quando saí da sala de cinema, mas ainda não os li de forma que não posso comparar. Relativamente ao segundo filme gostei ainda mais, embora provavelmente isso se deva à minha paixoneta com a Jena Malone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ozpinhead: Eu acho que as opiniões estão dividas.

      Eliminar
  4. O Battle Royale é que foi, estes agora já não lhes acho tanta piada, o 1º foi melhor que o segundo na minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Gostei mais deste que do primeiro. A realização é mais sóbria e como não sou fã da "camera on top of the action", preferi estas cenas de acção. É uma boa história, deixa um amargo na boca da forma como acaba (tal como o primeiro Lord of The Rings) mas, está bem conseguido. Não é um filme para brilhantismos, é mais um popcorn movie.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo: A mim não me trouxe nada de novo e não fiquei surpreendida como queria. Se calhar vi-o num mau dia.

      Eliminar
  6. Porque é que não consigo achar piada a este filme? :s

    ResponderEliminar
  7. Ouvi os três livros de enfiada, gostei do primeiro, dos outros nem por isso. O filme funciona de forma pior porque não nos faz olhar para as personagens de uma forma mais aprofundada, sempre superficiais com motivações que não convencem, vi porque sim e porque não tinha nada que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eolo: Nunca ouvi um audiobook. Onde arranjo?

      Eliminar
  8. Pois...eu cá fiquei desiludida. Não trouxe nada de novo e no final fiquei com uma sensação de vazio...
    Quanto às roupas que a Elizabeth Banks veste durante o filme são, simplesmente, fascinantes :) Adoro!!! Não sabia quem era o estilista, vou espreitar mais sobre o assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: É para isso que eu adoro e que servem as curiosidades!

      Eliminar