quinta-feira, março 27, 2014

“Little Children” de Todd Field de 2006

little_children_xlg  l_404203_cb7b0b90

Este filme é FA-BU-LO-SO! Saí do cinema extasiada quando o vi! É dos filmes que já vi mais vezes e encontra-se nos meus favoritos.

Kate Winslet está igual a ela própria, magnifica! Foi nomeada neste ano para Melhor Actriz. Patrick Wilson não está mal mas obviamente que os louros vão todos para a Kate e para Jackie Earle Haley (este papel deu-lhe a nomeação para Melhor Actor Secundário). Haley é um pedófilo que já foi condenado e vive com a sua mãe; uma velhota muito simpática que quer à força arranjar-lhe uma namorada.

Esta história é tão deliciosa, tão real, tão contemporânea…Obteve também a nomeação para Melhor Argumento Adaptado. As minhas cenas preferidas são quando Jackie Earle Haley vai jantar com uma mulher que consegue ser mais “atrofiada” que ele próprio. Este encontro foi tratado pela mãe do mesmo que lhe arranjou um encontro através dos anúncios classificados.

Um pormenor que gosto muito neste filme é a importância do narrador. Dá mais intensidade à narrativa, especialmente aos pormenores a que se vai referindo.

Argumento:  Sarah Pierce (Kate Winslet) tem um casamento com um homem que pouco lhe diz. Vive no seu próprio mundo e passa os dias no parque e na piscina municipal. Conhece Brad Adamson (Patrick Wilson) e os dois vivem um romance proibido. Paralelamente, existe a história de Ronnie J. McGorvey (Jackie Earle Haley) que é um pedófilo que já cumpriu a sua pena e volta ao bairro, onde vive com a sua mãe.

Curiosidades: Vera Farmiga foi pensada inicialmente para o papel de Sarah. Foi Kate Winslet que sugeriu Patrick Wilson para o papel de Brad.

tumblr_mu8hc9LUmX1rf1uafo1_500 tumblr_n1ig6z65JZ1r6odqho3_250

13 comentários:

  1. Este está na minha watchlist há imenso tempo. Acabei por ir adiando mas um dia tenho mesmo de o ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês: Este tens mesmo de ver. É muito, muito bom.

      Eliminar
  2. Já vi...mas faz algum tempo, devo ter visto logo no ano seguinte, em 2007, e embora tenha gostado já não tenho grande memória da história. Mas isto sou eu que tenho uma memória péssima :/
    Vou ver outra vez, acho que vale bem a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: Se tiveres hipóteses, vê, sim.

      Eliminar
  3. Excelente filme. Talvez o melhor papel da Kate Winslet.

    ResponderEliminar
  4. Ozpinhead: aqui, The Reader e Revolutionary Road (hei-de fazer post). Mas eu sou suspeita. É a minha preferida.

    ResponderEliminar
  5. Vi o filme e gostei, depois li o livro e gostei mais ainda :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oceano: Nunca vi o livro à venda.

      Eliminar
    2. Eu o tenho, em português! E há um outro do mesmo escritor Tom Perrotta "The Leftovers" que também está traduzido em português. Esse irá dar lugar a uma série da HBO no verão. És capaz de gostar do livro, envolve uma família que "sobrevive" quando um evento faz desaparecer parte da população do mundo. Escusado dizer, a família fica em pedaços, um para cada lado. "O Mundo Depois do Fim" é o nome escolhido para a tradução.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Namorado: Ias gostar. Tenho a certeza.

      Eliminar