segunda-feira, março 24, 2014

Masterchef adulterado

bull

Este fim-de-semana ao ver ao Masterchef apercebo-me que estavam aqui em Santarém. Não tinha ouvido nada que tinham vindo cá gravar e foi uma surpresa engraçada. De casacos e alguns cachecóis (sim porque aqui faz FRIO e CALOR à séria), os concorrentes fizeram a prova dentro do Convento de São Francisco e até foram ao Mercado Municipal (Praça) comprar ingredientes.

Agora a parte mais cómica disto tudo: ambas as equipas tinham de fazer um prato e uma sobremesa tipicamente Ribatejanos. Qual não é o meu espanto ao ver que o ingrediente principal era o boi e que as duas equipas escolheram fazer “Sopa de Rabo de Boi”. Eu sou Ribatejana há 37 anos e nunca comi cá esta sopa; aliás, nunca vi cá esta sopa no menú dos restaurantes. Boi comi uma vez e detestei. É uma carne muito rija e só existe num restaurante cá.

Pergunto eu: porque é que não fizeram “Sopa da Pedra”?! Porque é que escolheram como ingrediente principal o boi, se acaba por não ser muito utilizado cá, e pior ainda, fazem uma sopa que, pessoalmente, só a conheço de ver nos pacotes da Knorr?

22 comentários:

  1. tenho-te a dizer que devias ganhar um óscar por efeitos visuais nos posts. belas ilustrações! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. formatted error free: Para mim, um post é comporto pelo texto e pela imagem. A imagem conta 50%. Mas isto sou eu :)
      Eu gosto de dar sempre um toque de humor senão torna-se chato...
      Obrigada pelo elogio!

      Eliminar
  2. A gaja está com um ar guloso e de certeza que não é pela sopa :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM: Fui lá à Praça de Touros tirar a foto e disse a ela para se pôr assim. lol

      Eliminar
  3. Eu sou Lisboeta mas com uma costela enorme ribatejana e este fim de semana também estive em Santarém. Sopa da Pedra sim, Rabo de Boi não :/ péssima escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: Estiveste onde, se não é indiscrição?

      Eliminar
    2. Dora,
      Numa zona perto de Pernes, conheces?

      Eliminar
    3. Marta: Para ires para Pernes, tens de passar pela minha casa :)
      Bem, se saires na rotunda do Cintra, não. Moro antes. Ehehehe! Claro que conheço Pernes. Conheço isso tudo.

      Eliminar
    4. Dora, passo pela rotunda do Cintra sempre que vou para casa da minha mãe (zona Achete) :) Parece que o mundo é mesmo pequeno, ou pelo menos Portugal :)

      Eliminar
    5. Marta: Achete, Advagar, Dona Belide :-)
      Conheces o Panturras?

      Eliminar
  4. Também sou ribatejana e confesso que nunca dei conta da sopa de rabo de boi ser típica da região:P
    Já agora, qual foi a sobremesa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina Rodrigues: Qualquer coisa com doce de ovos...inventaram.

      Eliminar
  5. LOL nem a sopa da knorr comi. Mas há quem goste de rabo de boi (e sem 2ªs intenções escrevo isto).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No limite do Oceaco: Eu nunca provei rabo de boi.

      Eliminar
  6. Mamãe é Ribatejana, o que me faz ser em parte teu conterraneo.

    ResponderEliminar
  7. Porque a produção anda a falar Dora! E odeio quer uma sopa, quer outra! Prefiro de alho francês... e ainda hoje em dia salivo pelo alho francês à Brás do Eolo LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Namorado: Achas mesmo que eu não tenho noção disso? Tudon na tv é fabricado :)

      Eliminar
    2. Namorado: Olha que deve ser dos concursos menos fabricados.

      Eliminar
  8. Ai como eu gosto de Sopa da Pedra!!!! No tempo da faculdade tinha uma colega de Santarém e às vezes ia passar os fins-de-semana a casa dela. A mãe fazia uma sopa e um arroz doce! Hum!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lois Lane: Eu compro sopa da pedra umas 3x por ano e metade desse mesmo ano trabalho em Almeirim. É uma bomba aquilo!

      Eliminar