quinta-feira, março 27, 2014

“Out of the Furnace” de Scott Cooper (2013)

 OutoftheFurnace-Poster fid13149

Vi este filme no Domingo e não o conhecia. Não tinha lido nada sobre ele. Conta com muito bons actores: Christian Bale, Woody Harrelson, Forrest Whitaker, Casey Affleck, Sam Shepard e Zoe Saldana. Christian Bale é Russel Baze, um homem trabalhador, honesto, protector do irmão, mas que acaba por ter um azar: bebes uns copos e tem uma acidente de carro, causando 2 mortes. Vai para a prisão e quando regressa a sua vida está virada do avesso. O seu único objectivo é cuidar do irmão.

Bale está igual a si próprio quando faz estes papéis mais sérios: profundo, com um olhar triste e muito sofrido. Igualmente interessante é a personagem de Woody Harrelson que faz um dealer e consumidor de crystal meth. Confesso que já tinha saudades de ver Harrelson num papel de bad guy. Em relação a Casey Affleck, talvez das suas melhores performances…

O filme não é uma obra prima. Vê-se bem mas cai facilmente no esquecimento. É apenas mais um filme com bons actores.

Argumento: Russell Baze (Christian Bale) não tem uma vida fácil. De dia trabalha como operário metalúrgico e durante a noite cuida do pai com uma doença terminal. Vive com o irmão mais novo Rodney (Casey Affleck) numa zona pobre e economicamente deprimida dos EUA conhecida como "Rust Belt". Sempre sonharam sair dali em busca de algo melhor, mas após regressar de uma comissão no Iraque, Rodney vê-se empurrado para um dos gangues mais perigosos e violentos da zona e desaparece sem deixar rasto.

Curiosidades: Billy Bob Thorton e Viggo Mortensen foram pensados para o papel de Woody Harrelson. Scott Cooper escreveu o papel propositadamente para Bale e ambos concordaram que o actor ideal para a personagem de Rodney, era Casey Affleck.

tumblr_n2szpvFDhV1snfkh7o3_250 tumblr_n2szpvFDhV1snfkh7o8_250

tumblr_n2szpvFDhV1snfkh7o6_250

17 comentários:

  1. Ainda não vi :(
    Eu sei, eu sei...uma pessoa como eu que ADORA o Bale...é imperdoável mas...o tempo é curto.
    Deste fim de semana não passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: Este filme ainda não foi muito falado. Aliás, ainda não li nada dele. Só o vi na lista de alugueres :)

      Eliminar
    2. Já viste o 'Harsh Times'? Não é um filme muito conhecido dele, mas é difícil de esquecer.

      Eliminar
    3. Conheço o poster mas nunca vi. Recomendas? Vou ver então.

      Eliminar
    4. Muito honestamente, na altura não era filme que recomendasse livremente. Eu gostei quando o vi, mas achei-o um pouco desequilibrado ou pura e simplesmente não estava na disposição certa para o visionar, de modo que não entrou para a minha lista de 'must have'. Mas o facto é que quando surge o nome do Christian Bale, este é um dos filmes que imediatamente me salta à cabeça, o que é geralmente um bom sinal num filme. Gostava de o ver novamente para confirmar ou não a minha impressão inicial.

      Eliminar
    5. Já vi!!! Vi ontem. Ya, não é nada de especial...mas vê-se bem.
      Agora...não percebi o fim. O Russell Baze mata o assassino do irmão e não vai preso??? Ou a imagem do final, ele sentado com o braço sobre a mesa, já era depois de ter cumprido a pena?

      Eliminar
    6. Marta: Não se pode responder a isso aqui. lol

      Eliminar
    7. Aliás, já estragaste o filme para quem não viu...

      Eliminar
  2. Pssst olha o título.
    Já tinha ouvido falar mas não vi. Não me tinha apercebido do cast. Parece interessante. Fica a referência mental se der na tv.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ozpinhead: Já emendei, obrigada :) Só se der na tv?

      Eliminar
    2. Sim, não me parece que seja filme que vá procurar activamente para o ver.

      Eliminar
    3. Ozpinhead: Sim, não vale a pena. Até estive mesmo para não fazer o post. Só o fiz pelos autores e há sempre pessoal que gosta de ver filmes com estes actores, como é o caso da Marta.

      Eliminar
  3. Realmente é daqueles que cai no esquecimento... quando li a sinopse fez-me lembrar qualquer coisa mas foi preciso ver o trailler para confirmar que já o tinha visto. Até gostei mas lá está, é um pouco mais do mesmo e não me marcou. Mas é um filme bom para ocupar um pouco e o Bale estava muito bom ,aliás como sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês: Exactamente. Ocupei parte da tarde de Domingo. Só isso.
      O problema do Bale é este: é muito bom, faz grandes filmes. Mas também faz escollhas onde os filmes não são tão bons...

      Eliminar
  4. Eu gostei bastante! Mas lá está gosto tantoooooo do Bale que tudo o que ele faz parece sempre fantástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. V: Mas olha que não é. Alguns são só bons. lol

      Eliminar