terça-feira, março 11, 2014

“The Broken Circle Breakdown” de Felix Van Groeningen (2012)

 The-Broken-Circle-Breakdown-Poster-Movit.net_1 the_broken_circle_breakdown_poster_1376384367

Um dos nomeados ao Melhor Filme Estrangeiro (Bélgica) e sem dúvida, dos melhores filmes que vi este ano. Embora não seja um filme musical, a música está presente em toda a história, de uma forma muito entusiasmante e simbólica.  Conta a história de uma família cuja filha do casal tem uma doença terminal. Este é uma família atípica pela maneira que vivem e pela sua “obsessão” pela cultura Americana; especialmente pelo lado country e folk.

As performances de Veerle Baetens e Johan Heldenbergh são fenomenais. A maneira como inicialmente, as tatuagens de Elise são filmadas, especialmente nas duas primeiras cenas de sexo, demonstram a intensidade do amor sentido entre o casal.

Maybelle (Nell Cattrysse), a criança do filme, tem um papel pequeno mas muito poderoso. São impressionantes as cenas onde aparece sem cabelo e a vomitar.

Não vamos pensar que este filme é o típico “choradinho” da família desgraçada porque é muito mais que isso. Não posso alongar-me porque não quero estragar a história. É um filme que todos deveríamos de ver. É um murro no estômago.

Argumento: Esta é a história de amor entre Elise (Veerle Baetens) e Didier (Johan Heldenbergh) . Ela é dona de uma loja de tatuagens, ele toca banjo numa banda. É amor à primeira vista apesar das grandes diferenças. A sua felicidade completa-se com o nascimento de Maybelle. Infelizmente, Maybelle adoece gravemente aos seis anos de idade. Didier e Elise reagem de forma diferente, mas Maybelle não lhes irá deixar escolha. Didier e Elise terão que lutar juntos por ela.

Curiosidades: As tattoos de Veerle são todas falsas. A maquilhadora trabalhiu lado a lado com o realizador e o objectivo do mesmo foi que as tatuagens contagem parte da história. Os desenhos foram feitos especialmente para esta personagem.

 tumblr_n1st9pzvVH1qcsl3lo1_r1_250 tumblr_n1st9pzvVH1qcsl3lo2_r2_250 

tumblr_n1st9pzvVH1qcsl3lo4_r2_250 tumblr_n1st9pzvVH1qcsl3lo3_r1_250

19 comentários:

  1. A história parece semelhante a La guerre est déclarée.

    ResponderEliminar
  2. Ah afinal também gostaste, boa :P

    Eu adorei o filme! :)

    ResponderEliminar
  3. Não vi o filme e duvido que chegue aqui. A história parece ser interessante e deve ser um filme que nos agarra do primeiro ao último minuto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Umbelina: Não aderiste à pirataria?

      Eliminar
    2. Eu tinha um site onde via filmes, mas fechou devido à pirataria. Agora desconheço onde posso fazer coisas dessas.

      Eliminar
    3. está em exibição nas salas nacionais

      Eliminar
    4. Ozpinhead: Só nas grandes cidades. A minha é capital de distrito e este filme não chegará cá.

      Eliminar
    5. Compreendo-te perfeitamente. Hoje dia de estreias, dois dos filmes que mais me interessam ver abrem apenas em duas salas de cinema em todo o país.

      Eliminar
  4. Vou ver se o vejo mas antes estão à espera "August: Osage County" e "The Book Thief".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Limite do Oceano: Já escrevi aqui do "Osange County". O "Book Thief" foi desilusão...

      Eliminar
    2. Depois de direi de minha justiça em relação ao "August: Osage County". Quanto ao "The Book Thief" vou preparado pois li o livro há cerca de 2 anos.

      Eliminar
    3. No Limite do Oceano: Ainda me estás a dever este filme :(

      Eliminar
    4. No Limite do Oceano: Ainda me estás a dever este filme :(

      Eliminar
    5. Eu viiiiii mas esqueci-me de comentar. Gostei muito! O filme que estou mesmo em falta é da saga do Ethan Hawke e Julie Delphi.

      Eliminar
  5. Agora que já vi todos os nomeados para Melhor Filme quero começar a ver se vejo os de Filme Estrangeiro. Vi o The Hunt no início do ano e gostei bastante. Dos que ainda não vi, este e o A Grande Beleza são os que me parecem mais interessantes.
    Não acredito que só descobri este blog hoje:P Estou a gostar muito de ler as tuas opiniões de filmes e séries:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina R: Obrigada pelo elogio! Gosto muito que leiam as minhas coisas, especialmente de cinema e séries.
      "A Grande Beleza" ainda não vi. O "The Hunt" vi o ano passado e gostei muito.

      Eliminar