sábado, abril 05, 2014

“Before Sunrise” (1993), “Before Sunset” (2004) e “Before Midnight” (2013) de Richard Linklater

Esta trilogia faz parte da minha lista de “filmes obrigatórios” a ver/ter. Foram feitos com intervalos de 9 anos, uns dos outros e é isso mesmo que se passa na história: o 2º filme é a continuação, mas 9 anos depois… O mesmo acontece com o 3º. Mesmos actores, mesmo realizador.

São três filmes que adoro, principalmente o primeiro. Fazem-me suspirar. O que faz este filme? Os diálogos. Aqui não há acção, não há sexo, a fotografia é simples e o enredo pode não agradar a todos. Ethan Hawke e Julie Delpy estão maravilhosos e os diálogos são de-li-ci-o-sos. Eu não vejo estes filmes, eu bebo-os, gota a gota, com um sorriso nos lábios. 

“Before Sunrise”

 before-sunrise-movie-poster-01 beforesunrise

A linguagem corporal está presente em todo o filme (as minhas duas partes preferidas são as cenas onde estão os dois no autocarro, muito ainda no inicio, e Jessie tenta desviar o cabelo da cara de Celine; e a cena onde estão os dois dentro da cabine da loja de música). Todo o filme é uma longa conversa, um enamoramento onde o espectador faz parte da história, na medida que não se consegue ficar alheio a esta história.

Argumento: Jessie (Ethan Hawke), um americano na casa dos 20 anos e Celine (Julie Delpy), uma tímida francesa, conhecem-se num comboio a caminho de Viena. A conversa torna-se tão agradável e viciante que decidem passar a noite em Viena. A noite é passada de um lado para o outro, a conhecer a cidade e a conhecerem-se um ao outro. Na manhã seguinte, apaixonados, combinam encontrar-se na mesma estação, à mesma hora, 6 meses depois…

Curiosidades: A ideia para o argumento surgiu de uma noite que o realizador teve com uma mulher que tinha acabado de conhecer.

tumblr_n3gvkzzkce1tt23gco3_500 tumblr_n3gvkzzkce1tt23gco5_500

“Before Sunset”

before-sunset-poster-1before_sunsetweb03 

Quando este filme saiu foi uma enorme surpresa porque tinha medo de me desiludir por ter gostado tanto do primeiro. Não me desiludi. A linha é a mesma e daí a importância de ser o mesmo realizador.

Argumento: 9 anos depois, Jesse e Celine voltam a encontrar-se por obra do acaso, desta vez em Paris. A vida mudou-os. Os sonhos de então deram lugar a uma faceta mais realista, chegados que estão à casa dos 30. No entanto, aquela longínqua noite em Viena não mais foi esquecida... Como é que acaba "Before Sunset"? Tal como no primeiro filme fica no ar aquilo que poderá ou não acontecer, dependendo do romantismo ou realismo de quem vê. 

Curiosidades: Filmado em 15 dias. Nomeado para “Melhor Argumento Adaptado” (embora seja um texto original, a Academia considera “argumento adaptado” quando o filme se trata de uma sequela. O take mais longo é de 11 minutos, quando ambos se reencontram em Paris e vão conversando.

tumblr_n3gvkzzkce1tt23gco1_500 tumblr_n3gvkzzkce1tt23gco2_500

“Before Midnight”

before-midnight-poster Before-Midnight-poster-US-One-Sheet

Este filme é mais crú, mais real. Embora nos outros dois suspiramos e desejamos estar apaixonados ou mesmo que nos aconteça semelhante experiência, esta história não tem o encanto das outras. É o dia a dia de um casal com as discussões normais. O filme centra-se mais na crise romântica e não no romance.

Argumento: Nove anos após a conclusão de “Before Sunset”, Jesse e Celine vivem em Paris como casal, pais de duas meninas gémeas concebidas quando se juntaram. Jesse está também a lutar para manter a relação com o seu filho adolescente, Hank, que vive em Chicago com a sua ex-mulher e que, após o verão numa ilha grega com Jesse e Celine, está a ser levado para o aeroporto para voar de regresso a casa. Jesse continuou a ter sucesso como romancista, enquanto Celine está numa encruzilhada de carreira, a considerar um trabalho no governo.

Curiosidades: Embora a maioria das cenas pareça improvisada derivado ao tipo de diálogos, foi tudo encenado ao pormenor. Também filmado em 15 dias. No penúltimo filme, a última cena é a ouvir Nina Simone; neste filme, uma das gémeas, chama-se Nina.

tumblr_n3gvkzzkce1tt23gco4_500 tumblr_n3gvkzzkce1tt23gco8_500

35 comentários:

  1. Confesso que gostei apenas do primeiro... talvez por ser o mais "romântico" dos três...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ilovemyshoes: Eu também gosto mais do 1º mas não consigo dissociar uns dos outros.

      Eliminar
  2. Falta-me ver o último. Quando vi o 1º for por acaso, mas gostei tanto do filme que acabei por o comprar em dvd.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oceano: Gostava de ter a box com os 3.

      Eliminar
  3. ainda não vi o ultimo, e também não estou muito entusiasmada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pastora: Não estás entusiasmada porquê?

      Eliminar
  4. Ja vi o Before Sunset tantas vezes e nunca percebi que fazia parte de uma trilogia. Por um lado e' bom pois podemos ver os filmes independentemente uns dos outros e mesmo assim perceber o seu significado. No entanto agora fiquei curiosa para saber todo o enredo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna Mariana: E nunca te apercebeste que a história já vinha de trás? Pensei que toda a gente conhecia era o primeiro.

      Eliminar
    2. Honestamente fazia-me confusao sem duvida, principalmente quando o vi pela primeira vez, foi totalmente fora de contexto. Mas quando o vi pela segunda vez e adiante foi adaptando-me 'a historia e nunca me deu vontade de perceber de onde vinha. Uma vez ter conhecimento disso agora :) nada como rever um bom filme!

      Eliminar
  5. Este devia ser obrigatório para qualquer ser humano :)

    ResponderEliminar
  6. Ainda não ter visto esta trilogia é uma das minhas grandes falhas! Nunca tinha ouvido falar do Before Sunrise quando vi o Before Sunset por mero acaso. Quando saiu o último é que percebi que era uma trilogia e agendei os três para uma futura maratona que teima em acontecer. Mas um dia hei-de ver a história completa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês: Mesmo que não faças maratona porque isso custa mais, tentar ver um por fds.

      Eliminar
  7. Olha que tal anda a minha cultura cinéfila, que adorei o primeiro e nem imaginava que houvesse uma, quanto mais duas sequelas... Vou já "comprar"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demia: Vais já "alugar"! Não sabias? Depois comenta quando vires.

      Eliminar
  8. Apanhei o primeiro filme por acaso. Estava a ler qualquer coisa em casa com a tv ligada à espera de outro programa, quando começa o filme. Não conhecia. Nada de mais numa altura em que ainda não frequentava o IMDb. Eram carradas de filmes que me passavam despercebidos. Mas entrava o rapaz do Dead Poets Society portanto lá fui espreitando, e de repente não conseguia tirar os olhos do ecrã. Tal como os protagonistas, tinha-me apaixonado. Estas descobertas são os meus momentos favoritos enquanto amante de cinema. Este foi Inesquecível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ozpinhead: Concordo mas é um filme que se andar down em termos de amor, não o consigo ver. Eheheheh! Fico com inveja e quero conhecer um homem assim tão interessante, onde as conversas fluem :)

      Eliminar
  9. Adoro os três. São, de facto, deliciosos!

    ResponderEliminar
  10. Já vi os três. Gostei muito do primeiro e do segundo, mas este último achei mais fraquinho. Não sei, aquela última discussão foi horrível, até me fez ficar triste por eles, porque a relação claramente não está a resultar e tenho imensa pena se daqui a 9 anos sair outro filme em que eles se separaram. Mas no geral é uma excelente trilogia e a ideia de esperar 9 anos entre os filmes foi genial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Anaa, grande spoiler, pá! Isso não se faz! :)

      Eliminar
    2. oh, eu não disse como acabou. Tiveram uma discussão feia, mas a partir daí pode ter acontecido imensas coisas :P ainda pensei duas vezes antes de publicar o comentário, mas depois por isso mesmo acabei por publicar, mas realmente se for muito spoiler podes excluir o comentário para ninguém ir ver o filme já de pé atrás :)

      Eliminar
    3. Anna: Agora já todos leram! EHeheheheh! Não te preocupes :)

      Eliminar
  11. Vi os 3. O 1º quando ainda nem adolescente, o 2º muitos anos mais tarde e o 3º, no Indie, no ano passado. Eu adorei, porque já gostava dos dois 1os. mr.Bono adormeceu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. L. das horas: Adormeceu? Ahahahah!

      Eliminar
  12. só não vi o terceiro... confesso que achei alguns diálogos um bocado seca, ups. conversa a mais e pouca acção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DN: Este tipo de cinema não é para todas as pessoas. Se gostas mais de acção, será parado demais.

      Eliminar
  13. Nunca vi esses filmes, apesar de toda a gente dizer maravilhas deles. A verdade é que vi os primeiros minutos de um e achei aquilo uma seca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Umbelina: Se achaste seca, nem vale a pena tentares. Não são o teu género.

      Eliminar
  14. Mesmo correndo o risco de levar com um "what!!!!" digo: Bahhhhh não gostei do primeiro, não gostei do segundo e nem arrisquei em ver o terceiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: Como escrevi aqui: não é filme para todos.

      Eliminar
  15. Vi os 3 quase de seguida e adorei-os. Confesso que talvez o 3º tenha sido o meu favorito, mas ainda assim adorei todos. Adorei a ideia, adorei a química visível entre os actores, os diálogos são fantásticos... Fabuloso como há cenas/diálogos quase sem cortes... Achei realmente espectaculares estes filmes. Entraram directamente para os favoritos de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jo: Quando fiz este post pensei nisso, em ver os 3 de seguida para matar saudades, mas aparecem sempre outros para ver...

      Eliminar
  16. Dos meus filmes preferidos e onde apesar de não haver sexo existe uma carga de sedução e erotismo implícita e deliciosa! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida: Eu derreto-me com os diálogos.

      Eliminar