quinta-feira, abril 10, 2014

“Loose Change 9/11: An American Coup” de Dylan Avery (2009)

 MV5BMTMyMDM3NTE0MV5BMl5BanBnXkFtZTcwMzI0ODk1Mg@@._V1_SY317_CR5,0,214,317_ 325824_460s_v1

No Sábado passado à conversa com alguns amigos, começámos a falar do caso do avião desaparecido na Malásia e conversa puxa conversa, falei no documentário do Michael Moore, “Farenheit 9/11” e recomendaram-me este “Loose Change 9/11: An American Coup”Dylan Avery apresenta factos que suportam a teoria de que nem tudo foi explicado. Nem tudo o que foi divulgado poderá corresponder à verdade.

Já tinha visto o “Zeitgeist” e tinha ficado muito surpreendida. Isto porquê? Eu cresci a ser bombardeada com a cultura Americana. Como sou filha única, sempre passei muito tempo em casa e a ver televisão. Aos 11 anos já era viciadíssima em cinema. Cá em casa apanhava-se um canal pirata, “Sky Movies” e eu via os filmes todos sem legendas e até tinha um caderninho onde apontava as tabelas americanas dos blockbusters da altura.

Para mim foi um grande choque meter na cabeça que foram os Americanos que fizeram isto. Com o “Farenhei 9/11” e o “Zeigeist” a porta foi aberta mas com este documentário, tive a certeza. É muito completo, tem inúmeros testemunhos e muitos deles são profissionais ligados aos ramos afectados por esta tragédia e também de engenheiros e vitimas que misteriosamente…morreram.

Não sou do género de pessoa de andar sempre à procura de respostas e de perder tempo a pensar que vivemos todos vigiados (porque isso todos sabemos que é verdade) mas este é um documentário que qualquer pessoa devia de ver.

10 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente desse dia.
    Passava numa sala de espera, vi toda a gente a olhar para a televisão espantada, olhei e nem queria acreditar!
    Um avião acabara de ir contra uma das torres gémeas!
    Enquanto pensava para mim "mas como é que é possível?" vejo o segundo embate em directo, e lembro-me de dizer para o segurança "Os Arabes estão f#$%#os!"
    Como que em resposta ao que eu acabara de dizer, aparece o Yasser Arafat, branco como a cal e com um ar de "Vamos ser todos fritos em azeite pelos Amaricanos" a dizer que não tinha qualquer responsabilidade no sucedido.
    E enquanto eu pensava que o mundo ia virar do avesso, mostram as imagens do pentagono, onde outro avião tinha embatido e o meu primeiro pensamento foi "tiveram a audácia de atacar o pentagono?!" mas o segundo foi olhar para as imagens e pensar "mas onde é que está o avião?"
    Não estava!
    Os danos estavam lá, mas o avião tinha-se volatilizado no impacto!!!!

    Um avião não se volatiliza!

    e em seguida as torres implodem e eu pensei "Não me lixem!"

    A história foi mal contada desde o inicio, e tudo o que tem vindo a lume confirma. O facto de uma das torres do complexo do world trade center ter caido de madura, sem sequer ter sido tocada permanece inexplicável, bem como o facto de ter caído de tal maneira que os predios em volta não foram danificados. Para um prédio cair assim é preciso planeamento!
    Um dos três implodir é contra as probabilidades, mas pode acontecer! Os três?!? É irreal!

    E depois começas a perceber os interesses que estão por detrás! O facto de os talibã proibirem e castigarem severamente o cultivo da papoila provocou uma escasses mundial de heroina sem precedentes, o que fez disparar os preços e diminuir os lucros do trafego!
    Antes dos talibã, 60% das drogas opiáceas eram produzidas com ópio do afeganistão.
    Durante os Talibã esta percentagem desceu para cerca de 5%, se não estou em erro!
    Neste momento está em 85%!

    E este é só um dos aspectos lucrativos. Há outros, como o petroleo (invasão do iraque sob falsos pretextos) e há ainda factores geoestratégicos e geopolíticos!

    E, infelizmente, se pensarmos bem, o que são cinco mil vidas, ou dez mil, ou até mesmo cem mil, em troca de biliões de lucro e de um meio para limitar as liberdades individuais de forma arbitrária na auto-proclamada terra dos livres?

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Horatius: Tudo o que dizes está certo mas tens mais. Não se se viste este documentário mas é extremamente completo. Ias gostar.

      Eliminar
    2. Vi este, bem como os outros 2 que mencionaste!

      Aqui só falei em alguns pontos que acho flagrantes, bem como em algumas razões flagrantes também! Mas claro que há milhares de pequenas coisas que fazem desmoronar este castelo de cartas!

      Mas o que mais me surpreende é a atitude passiva do mundo...

      ...será que estamos todos tão estupidificados que achamos isto normal?

      :)

      Eliminar
  2. Bem... Tenho mesmo que ver... Estou curiosa.

    ResponderEliminar
  3. Nao tinha conhecimento e agora fiquei curiosa. A verdade e' que nao basta mencionar verdade e deixar passar em vao, mas ao inves mostrar infelicidade e descontentamento. Ao inves o mundo demonstra apenas e so curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna Marian: Todos deveríamos de ver este doc.

      Eliminar
  4. Fiquei curioso. E a imagem com o logo dos hamburgers é genial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ilovemyshoes: Obrigada. Gosto sempre desses elogios :)

      Eliminar
  5. É a chamada "teoria da conspiração"

    ResponderEliminar