terça-feira, abril 08, 2014

“Misery” de Rob Reiner (1990)

 misery-poster cine7_poster_misery

Dos filmes que mais gostei em miúda; já o vi tanta vez que, há muitos anos, assim que vi o DVD à venda, comprei logo. Também tenho o livro, 359 páginas de suspense, com Stephen King no seu melhor. Lembro-me da primeira vez que o vi, estava no ciclo e fiquei imediatamente “agarrada” a esta história.

Este papel deu a Kathy Bates o Oscar de Melhor Actriz, em 1991 e tornou-a numa das vilãs mais mediáticas de sempre. “I’m your #1 fan!” é uma frase que não conseguimos ouvir, sem dissociar da personagem de Annie Wilkes, uma mulher com graves problemas psicológicos, que tem apenas um objectivo, conhecer o autor dos livros “Misery”.

Os papéis de Richard Farnsworth e Frances Sternhagen são extremamente engraçados, como xerife da cidade e a sua mulher com o sentido de humor muito cáustico.

Argumento: Paul Sheldon (James Caan) é um famoso escritor de romances cor-de-rosa, tornado célebre pela personagem principal das suas obras, Misery Chastain. Porém, Sheldon entendeu que estava na hora de virar a página e decidiu «matar» Misery. É então que sofre um terrível acidente de viação e é socorrido por Annie Wilkes (Kathy Bates), uma ex-enfermeira que o leva para sua casa para o tratar. O que Paul não sabe é que Annie, a sua salvadora, é também a sua maior fã, a mais fanática e obcecada de todas — e está furiosa com a morte de Misery. Ferido e incapaz de andar, totalmente à mercê de Annie, Paul é obrigado a escrever um novo livro para «ressuscitar» Misery.

Curiosidades: Stephen King confessou que este filme é uma metáfora para o seu vício em substância ilícitas. Anne Wilkes simboliza as drogas e o que faziam ao seu corpo. Jack Nicholson recusou este papel porque não quis fazer outro filme baseado numa obra de Stephen King, pois já tinha feito “Shinning”. Até à data de hoje é o único filme “de” Stephen King, a receber uma nomeação. Jessica Lange e Angelica Houston também foram pensadas para o papel de Annie Wilkes.

tumblr_mhrn5qLUJS1rgewb2o2_500

 tumblr_mhrn5qLUJS1rgewb2o3_500

 tumblr_mhrn5qLUJS1rgewb2o6_500

tumblr_mhrn5qLUJS1rgewb2o7_500

“I’m your #1 fan!” – Annie Wilkes

31 comentários:

  1. Este foi sacado do baú :)
    Vi faz tanto tempo que já nem me lembro bem, mas depois de ler o teu post e ver algumas das imagens, recordo-me que na altura...era terror eh eh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: Para mim nunca foi terror, foi/é suspense! Ehehehe. Em certos filmes, gosto de colocar gifs porque ajuda a relembrar o filme.

      Eliminar
  2. Um dos meus favoritos também, só superado pelo "Clube dos poetas mortos"...

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nerd: Género completamente diferente! Ehehehehe! Claro que o Dead Poet's Society é muito, muito bom!

      Eliminar
  3. Que memórias! Primeiro tentei ler o livro, foi-me oferecido e nunca tinha lido nada de Stephen King. Devia ter os meus 13 anos e na minha inocência lá tentei lê-lo mas quando cheguei à parte em que ele tenta cortar a perna desisti...a descrição tão pormenorizada da escrita do Stephen aterrorizou-me! Arrumei o livro e nunca mais pensei no assunto :P

    Passado uns anos vi por acaso o filme na tv e fiquei fascinada. É tão hipnotizante e não o achei nada assustador mas sim bastante intenso. E Kathy Bates está fantástica! Gostei tanto que voltei a tentar ler o livro e adorei-o, tal como o filme. Tornou-se num dos meus livros favoritos de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês: Eu vi primeiro o filme e várias vezes. O livro só o li em 2007.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Mustache: Spoiler! Desse também vou falar :)

      Eliminar
  5. Está na hora de um remake reality-show em que a vítima seria Stephenie Meyer ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ozpineah: Ou a gaja do 50 Shades :)

      Eliminar
  6. Fiquei curiosa. Ainda não li nada dele, mas acho que me vou dedicar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lois Lane: É melhor começares pelos filmes. Os livros são bastante extensos.

      Eliminar
  7. Obrigada! É desta que o vejo!

    ResponderEliminar
  8. Estava a ler a parte do argumento, e de facto estava a lembrar-me do "The Shining" ! lol
    Este não conheço, mas a julgar pelo gif que escolheste, tem umas cenas engraçadas.. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro P: Neste filme, há uma parte em que eles se referem a um homem que teve um episódio estranho num hotel ali perto e estão a referir-se ao Shinning.

      Eliminar
  9. Nunca vi e nunca tinha ouvido falar sequer!

    ResponderEliminar
  10. Que filme!!!! Adoro esse filme, lembro-me de tantas cenas que não há dúvida que é um filme horripilante e nem é preciso meter muito sangue pelo meio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oceano: É delicioso, não é? :)

      Eliminar
    2. Não sei se delicioso é a palavra que use para o descrever já que o filme é um pouco macabro :-p mas sim é uma "viagem cinematográfica" deliciosa!

      Eliminar
    3. Oceano: Claro que é delicioso! lol

      Eliminar
  11. Adoro :) nunca vi no cinema... mas não perco a esperança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ilovemyshoes: Também nunca o vi no cinema mas gostava.

      Eliminar
  12. Don't kill me! Mas nunca vi o filme =\ Nunca calhou. O livro já foi devorado há anos =D ADORO. Mas eu gosto mais de ler do que ver tv ou ir ao cinema...I'm weird like that...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gata Cristina: Estás perdoada porque leste o filme! Não perdoava era se não conhecesses!

      Eliminar
    2. Podes estar descansada...Stephen King está lá no topo =D

      Eliminar
  13. Fogo! Adoro este filme. As interpretações estão fantásticas e a adaptação bem feita. A filmografia também é responsável por isso. Ainda bem que o Nicholson não quis o papel! Acho que seria mais um filme-vedeta ao invés de um fime de conteúdo. E depois não sei se ele seria capaz de aceitar um papel onde não tem 80% das falas ou da camara em cima de si. MISERY é equilibrado, mas sem dúvida que o papel de Annie brilha, ainda mais na interpretação de Kathy Bates.

    PS: como se fazem os tumbrl?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fã de tv e cine25 abril, 2014 09:14

      PS: Gostei do poster anterior, com a máquina de escrever e a "tecla" do martelo vermelho. Muito mais curtido que estes mas estes são os mais tradicionais para cinema.

      Eliminar
    2. Fã de tv e cine: O tumblr é como o blogger. Registas-te e tens um. Refereste aos gifs ou a ter uma conta no tumblr? Não percebi bem...

      Eliminar