quarta-feira, abril 09, 2014

“Shutter Island” de Martins Scorcese (2010)

 shutter_island Shutter-Island-2010-Movie-Poster

Na altura também li primeiro o livro do que vi o filme. Sabia que Martin Scorcese estava a adaptar a obra de Dennis Lehane  e isso levou-me a comprar o livro. Gostei imenso da história e estava super curiosa para saber como seria a prestação de Leonardo DeCaprio.

Assim que saiu no cinema fui ver e já o vi mais 3 vezes. Embora já sabendo o twist do filme por já conhecer a história, fiquei surpreendida com a “roupagem” que Scorcese lhe conferiu: manteve um ambiente muito dark e de suspense. A prestação de DiCaprio está, mais uma vez, excelente. O elenco é bom, embora não goste do papel de Mark Ruffalo – na minha opinião, teria escolhido outro actor para esta personagem. Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer e Jackie Earle Haley, que tem um pequeno papel.

Penso que foi o filme que passou um pouco despercebido em Portugal, o que é uma pena porque é um bom filme. Eu gostei bastante.

Argumento: 1954, o pico da Guerra Fria, os agentes Teddy Daniels (Leo DiCaprio) e Chuck Aule (Mark Ruffalo) são convocados a "Shutter Island" para investigar o improvável desaparecimento de uma criminosa do impenetrável Ashecliffe Hospital. Rodeados por circunspectos psiquiatras e perigosos pacientes psicopatas, eles vêem-se envolvidos numa atmosfera misteriosa e volátil que sugere que nada é o que parece… Com um furacão a aproximar-se da ilha, a investigação progride rapidamente. No entanto, à medida que a tempestade aumenta de intensidade, as suspeitas e os mistérios multiplicam-se, cada um mais terrível e tenebroso que o anterior. Há indicações e rumores de conspirações sombrias, sórdidas experiências médicas, alas secretas, controlo mental e inclusive de algo sobrenatural. Movendo-se nas sombras do hospital, assombrado pelos terríveis actos dos seus instáveis habitantes e pelos desígnios desconhecidos dos igualmente suspeitos médicos, Teddy começa a sentir que, quanto mais fundo ele chega na investigação, mais perto está de se ver confrontado com alguns dos seus mais profundos e devastadores medos. E apercebe-se também que poderá não sair vivo daquela ilha...

Curiosidades: Em vez de Mark Ruffalo, Martin Scorcese pensou em Josh Brolin e Robert Downey Jr.. Até à data da sua saída, foi o filme de Scorcese que mais rendeu no primeiro fim-de-semana, nos Estados Unidos. A primeira aposta para realizador foi David Fincher. "Shutter Island" é um anagrama para "Truths and Lies" e "Truths / Denials".

 tumblr_midb3iNaRb1qlllo7o1_500 tumblr_mwxuwbCPXc1sli6ooo1_500

tumblr_mh900e9Zag1r8t81wo1_500

“Sanity's not a choice. You can't just choose to get over it.”

20 comentários:

  1. Grande filme.
    É daqueles que consegue surpreender mesmo no fim.

    ResponderEliminar
  2. A mim não me passou despercebido, eu vi assim que ficou "disponível" e adorei!!! Isto sim é um bom filme e muito dentro do meu género.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: Tudo o que tenha Leo, eu adoro e se for com Scorsese, mais ainda!

      Eliminar
    2. Dora. somos duas!!!
      Olha, ontem esqueci-me de te dizer que o Out of Furnace tem o cunho do Leo. Não sei se tinhas percebido :)

      Eliminar
    3. Marta: Cunho como? É produtor?

      Eliminar
    4. Dora: Simmmmmmmm!
      Out of the Furnace is a 2013 American thriller film, directed by Scott Cooper, from a screenplay written by Cooper and Brad Ingelsby. Produced by Ridley Scott and Leonardo DiCaprio for Relativity Media, the film stars Christian Bale, Casey Affleck, Woody Harrelson, Zoe Saldana, Forest Whitaker, Willem Dafoe and Sam Shepard. The film received a limited release in Los Angeles and New York City on December 4, 2013, followed by a wide theatrical release on December 6.

      Eliminar
    5. Marta: Ele agora produz algumas coisitas. Obrigada pela dica!

      Eliminar
  3. Adorei este filme! Está na lista dos meus preferidos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lois Lane: Tive pontaria então!

      Eliminar
    2. Completamente! Só falta um actor nesse filme! E que contracena com ele no Inception. O Cillian Murphy. O meu vilão preferido!

      Eliminar
    3. Lois Lane: É um excelente vilão e.fica lindissimo de mulher.

      Eliminar
  4. Seria aqui que o Leo ganharia o primeiro oscar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mustache: O primeiro teria sido no "The Basketball Diaries".

      Eliminar
  5. Dificilmente passou despercebido por cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ozpinhad: A maioria das pessoas que conheço nem o viu sequer.

      Eliminar
  6. Um dos meus favoritos da dupla Scorsese/DiCaprio. Pessoalmente acho que o DiCaprio está muito melhor neste papel do que no Lobo de Wall Street.

    A história é tão penetrante e o Scorsese conseguiu criar um ambiente mesmo hipnotizante. É daqueles filmes que vejo de boca aberta e totalmente agarrada ao ecrã. E o fim? Já nem sei se fiquei confusa ou maravilhada ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês: É-me dificil essa comparação porque ele está sempre bem e são papéis distintos. Mas adoro a atmosfera que o Scorcese conseguiu criar...

      Eliminar
  7. Eu gostei muito do filme, do ambiente escuro e um pouco creepy. É dos filmes em que o Leonardo Di Caprio que mas gostei.

    ResponderEliminar