segunda-feira, abril 21, 2014

“Tropic Thunder” de Ben Stiller (2008)

13205

Não sou de comédias mas esta é, sem dúvida, das minhas preferidas. É capaz de ser a minha 2ª, sendo o “Dumb and Dumber” a 1ª.

Vi este filme no cinema assim que saiu e depois disso já o vi tanta vez e rio-me sempre imenso. Acho que este filme está mesmo muito bem feito e para o tipo que é, tem uma produção caríssima, foram gastos milhões em efeitos especiais…o que não é costume.

A história é sobre 5 soldados que tentaram fazer um filme sobre um acontecimento em 1969 e como tal, foram enviados em missão para o Vietname. Damien Cockburn (Steve Coogan) é o realizador. Os actores são Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.), Jeff Portnoy (Jack Black), Kevin Sandusky (Jay Baruchel), Alpa Chino (Brandon T. Jackson) e Tugg Speedman (Ben Stiller). Mas assim que chegam ao Vietname, o realizador é assassinado e a acção passa a ser real, embora eles pensem que estão sempre a ser filmados.

O inicio da história começa com trailers sobre as personagens principais, na medida em que todos são actores no próprio filme: Alpa Chino tem uma energy drink de seu nome, “Booty Sweat”. Jeff Portnoy faz uns filmes muito duvidosos na mesma onda dos “Klumps” de Eddie Murphy. Kirk Lazarus é um actor caucasiano mas que faz uma operação para fazer o papel de um afro-americano.

Existem várias cenas que parodiam “Platoon”, principalmente a cena de Ben Stiller a morrer, com os braços no ar. Outra das cenas mais hilariantes são as ressacas de Jack Black.

Matthew McConaughey faz de agente de Ben Stiller e tem um papel muito engraçado mas o mais hilariante é Les Grossman, o produtor do filme, (Tom Cruise). Cruise está irreconhecível: gordíssimo, com pelos em todo o lado, uns dedos papudos, careca, cheio de bling bling, nojento e com um mau feitio terrível.

Argumento: A história gira em torno de um grupo de cinco actores (Ben Stiller, Robert Downey Jr., Jay Baruchel, Brandon T. Jackson e Jack Black) que estão a fazer um filme sobre a Guerra do Vietname. Quando o seu realizador e argumentista, frustrados decidem abandoná-los no meio da selva, são forçados a interpretar os seus papéis sem os confortos de um cenário de filmagem e confiarem nas suas habilidades como actores para sobreviverem a um perigo real e acção verdadeira.

Curiosidades: Inicialmente, Kirk Lazarus era parea ser Irlandês, mas Robert Downey Jr. afirmou que seria mais fácil fazer o sotaque Australiano na medida em que já o tinha conseguido em “Natural Born Killers”. Existem cameos de vários actores: Tobey Maguire, Jennifer Love Hewitt, Jon Voight e Jason Bateman.

1888478_10152028038392833_1522997023_n

tumblr_m874uuPAvb1qjryfno2_500

tumblr_lukwu2TtCG1qdg1h4o1_500

11 comentários:

  1. Adoro a personagem do Les Grossman do Tom Cruise... Até ouvi dizer que ia haver um filme com ele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nerd: Realmente falou-se nisso na altura mas já passaram alguns anos...não me parece que o vão fazer.

      Eliminar
  2. Ainda não vi, mas fiquei curiosa:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tulipa Azul: É um tipo de comédia que não agrada a todos...

      Eliminar
  3. Já vi e achei alguma piada, se bem que não é bem a minha onda.
    De qualquer forma, ver um filme destes com o meu pai é risota pegada, mesmo que o filme não nos faça rir, ele ri à gargalhada o que é contagiante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: A sério que não é? Eu acho fabuloso!

      Eliminar
    2. É bom, mas não posso dizer que seja fabuloso.
      Já gostei mais de comédias :)

      Eliminar
  4. Ops nunca vi e não está na lista para ser visto, não sei bem porque razão não tenho interesse em vê-lo, e pelo o que li é uma comédia que poderá não agradar a todos e isso sim despertou-me a atenção lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oceano: Posso apostar que vais gostar? :)

      Eliminar
  5. Nos ultimos anos tudo o que meta o Ben Stiller me enche de reticencias e pé atrás...
    Mas até ver só avalio o que vejo. Não lembro se vi.

    Pensei que ia gostar da comédia "A patrulha do bairro", filme estrelado por ele. Tinha um bom ponto de partida, abordando os exageros desses grupos de pessoas que se formam para fazer a segurança local e inserindo uma ameaça extraterrestre - um filme de comédia light e inteligente, esperava eu. Mas está cheio de clichés, o argumento mais parece uma manta de retalhos de vários filmes do género. Foi decepcionante.

    Acho que esse ator devia mudar de registo porque está sempre a fazer o mesmo papel. Não diversifica, o que não é de todo a tendência deste século. Fazer sempre o mesmo é coisa do século passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cinema na TV: Esse filme é fixe até à parte dos aliens, aí estraga tudo. Eu vejo tudo com o Ben Stiller. Gosto muito dele.

      Eliminar