domingo, maio 25, 2014

“Brokeback Mountain” de Ang Lee (2005)

Poster

É sem dúvida dos meus filmes preferidos de sempre. Está no meu top 5. Gosto tanto, tanto e já o vi imensas vezes…

Lembro-me de ir vê-lo ao cinema com um amigo meu que estava bastante reticente por ter cenas entre dois homens. No fim, disse-me uma coisa que nunca mais esqueci…”O filme é tão bom que esquecemo-nos que é uma história de amor entre duas pessoas do mesmo sexo. É apenas uma grande história de amor”.

O filme gerou polémica inicialmente por contar uma história de amor entre dois homens num território (o do género western) conotado de forma clássica com o estereótipo dos homens viris e machos. Teve várias nomeações entre as quais, Melhor Realização, Melhor Fotografia, Melhor Actor, Melhor Actor Secundário, Melhor Actriz Secundária, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Filme do Ano, etc. Ganhou 3 destas categorias.

É um filme que não me canso de ver. Acho das histórias de amor mais completas de sempre. As performances de Jake Gyllenhaal e de Heath Ledger são inesquecíveis. A primeira vez que tiveram uma cena íntima, Ang Lee não os deixou ensaiar e começou logo a gravar porque quis captar o desconforto e os nervos de ambos.

Argumento: Wyoming, 1963. Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) conhecem-se quando procuram emprego no rancho de Joe Aguirre. Ambos parecem ter certezas quanto ao que querem da vida - um emprego estável, um casamento feliz e uma família. Mas quando Aguirre destaca Ennis e Jack para trabalharem na remota região de Brokeback Mountain, os dois jovens sentem-se unidos por uma força maior, que resulta numa relação de camaradagem e intimidade profunda.

Curiosidades: Heath Ledger quase partiu o nariz a Jake Gyllenhaal numa cena de beijos. O poster foi intencionalmente feito para ser parecido com o do “Titanic”. O filme foi banico na Tailândia na medida em que a homossexualidade é considerada crime. Joseph Gordon-Levitt foi pensado para o papel de Ennis del Mar.

tumblr_mfgyc11v1D1rxwfd4o1_500  tumblr_mlct1uDfzJ1rwy7yjo1_500

tumblr_mmzugvvkiD1s6w59io1_500 tumblr_mt2q4b9F4a1sirhelo1_500

“I wish I knew how to quit you” – Jack Twist

26 comentários:

  1. Eu não gosto deste filme... acho-o tão chato... vi no cinema e não sai porque estava com amigos... e na tv já passou várias vezes e eu não consigo ver... aborrece-me...

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi completo... estou como a iLoveMyShoes, acho-o aborrecido... talvez porque nunca me dispus a vê-lo até ao fim, mas pronto...

    ResponderEliminar
  3. iLoveMyShoes & Nerd: Entendo que o achem chato. Eu tenho uma grande capacidade para filmes um bocadinho parados mas até nem acho que seja este o caso.

    ResponderEliminar
  4. Olha, concordo com o teu amigo ;) Também o vi no cinema e gostei bastante!

    ResponderEliminar
  5. Nunca vi nenhum desses filmes:) Enganei-me no Mrs. lol:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tulipa Azul: Vês cinema? É que ainda não viste nenhum filme que pus aqui. lol

      Eliminar
  6. É bonito filme.. emocionante até!

    ResponderEliminar
  7. Foi uma desilusão para mim quando o vi no cinema.

    ResponderEliminar
  8. Já o vi duas vezes, e embora não possa dizer que é um dos meus favoritos, tenho de concordar que pertence à gama dos bons filmes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: É curioso tanta resposta diferente...

      Eliminar
  9. Vi este filme duas vezes e considero-o apenas mediano. Não tem nada de extraordinário, a meu ver. Nem a história, nem as interpretações... Gostei bastante da banda sonora (oscarizada), e das paisagens lindíssimas, de resto nada me diz. Dei um 7 puxadinho no IMDB, apenas pelos dois pontos positivos que realcei, sem isso seria um 6 fraquito. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demian: eheheheh! É o filme que ponho aqui no blog que menos consenso tem. :)

      Eliminar
  10. Eu vi o filme, e gostei e nem entendi muito bem a polémica do filme. Claro que cowboys gays não aparecem todos os dias. Pior teria sido se o filme fosse "Brokeback Church" e a história era sobre um padre e um ajudante de sacristia, isso sim seria polémico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oceano: Já tens isso no "Tropic Thunder". lol

      Eliminar
  11. Não costumo comentar os teus posts de cinema, porque não sou grande cinéfilo. Contudo, venho aqui dar um ar da minha graça e dizer que já vi este filme... com o meu namorado, bem agarradinhos :)

    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Horatius: E gostaste do filme?

      Eliminar
    2. Nao foi o filme da minha vida. Mas gostei. E a companhia ajudou, assim como os rapazes, que são bonitos... LOL

      Eliminar
  12. Muito bom, este filme ;-)
    Só não percebo porque deixa tanto homem desconfortável. Aliás, não percebo porque é que os homens ficam tão desconfortáveis perante a homossexualidade masculina.

    ResponderEliminar
  13. Curiosamente não é um dos meus filmes favoritos...

    ResponderEliminar