domingo, maio 04, 2014

“Enemy” de Denis Villeneuve (2013)

d  Enemy-Poster

Andava curiosa à espera deste filme por ser baseado na obra do José Saramago “O Homem Duplicado”. Embora só tenha lido “O Ensaio sobre a Cegueira” e como gostei tanto e o filme retratou tão bem a realidade do livro, estava super curiosa para ver este. 

Na véspera da sua morte, Denis Villeneuve fez uma lista de perguntas que iria fazer a Saramago e que o ajudariam no filme, mas as dúvidas ficaram sem resposta. Villeneuve tinha a lista feita e enviou-a por email ao produtor. No dia seguinte soube pelas jornais que Saramago tinha morrido. Os argumentistas ficaram muito surpreendidos com este facto e nunca puderam saber como realmente acaba esta obra.

Se está fiel ou não ao livro não posso dizer mas posso afirmar que achei um filme muito interessante. Jake Gyllenhaal tem dois papéis, o de Adam e Anthony: dois homens completamente iguais mas que não se conhecem e acabam por se cruzar por coincidência.

Curiosamente, existe uma teoria que defende a existência de um doppelganger. Um doppelganger é alguém igual a nós próprios; que cada um de nós tem alguém igual à nossa imagem, nalguma parte do mundo. Vi isto num filme quando era miúda e nunca mais me esqueci…

Este filme fez-me lembrar bastante “The Machinist” pela maneira que está filmado, especialmente pela fotografia e a banda sonora.

A única coisa de que não gostei foi o final. Achei-o decepcionante e sem nexo.

Argumento: A história gira em redor de um professor de História deprimido que descobre, num filme que alugou, um homem que é exactamente igual ao que ele era há cinco anos atrás, lançando-se a seguir em busca desse seu duplo.

Curiosidades: Todos os actores assinaram um documento de acordo de confidencialidade que nõs lhes permite dizerem o significado das tarântulas no filme. Este papel foi oferecido a Javier Bardem mas o actor recusou. Christian Bale foi a segunda opção; apenas não aceitou porque uma questão de indisponibilidade.

 tumblr_n4huuuZJeL1qe0fxmo3_500    tumblr_n4huuuZJeL1qe0fxmo1_r1_500

 tumblr_n4w9cu6EF01qaaytso2_500   tumblr_n4w9cu6EF01qaaytso1_500

10 comentários:

  1. Tenho este filme na minha lista... mas gostava de ler o livro primeiro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jo: Se o leres e depois te lembrares, passa aqui a dizer como foi.

      Eliminar
  2. Está na minha wachtlist :) assim que tiver tempo...zás!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta: Tens outros melhores mas este é muito interessante. Depois diz o que achaste.

      Eliminar
    2. Também está na minha lista para ver...juntamente com outros 5000 filmes. Se vir um filme novo por dia, necessito de 13-14 anos para os ver todos :-(

      Eliminar
    3. Também eu! Também eu!

      Eliminar
  3. Não conhecia. E gosto muito do actor. O Maquinista vi e gostei muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duckman: Vê que é interessante.

      Eliminar
  4. Vim agora do cinema e achei-o muito bom, mas tenho que o ver outra vez para confirmar se bate certo com o que penso que vi lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ozpinhead: Depois diz-me por email se quiseres.

      Eliminar