sábado, maio 03, 2014

“Magnolia” de P.T. Anderson (1998)

 magnolia-poster magnolia_ver3_xlg

Vi-o assim que saiu no cinema e nessa mesma tarde, várias pessoas saíram da sala. Durante 3 horas, ri, chorei e fui tendo sensações únicas. Sempre que o vejo sinto isso. Não é apenas um filme, é um carrossel de emoções. E mais que tudo, é o filme que eu gostava de ter feito se fosse cineasta. É o filme perfeito.

Tal como as pessoas que abandonaram a sala de cinema, durante estes anos, tenho-me apercebido que a maioria das pessoas não gosta porque é muito longo e complexo. Quem gosta verdadeiramente de cinema, tende a gostar imenso deste filme devido à sua complexidade. A história gira à volta da vida de 10 pessoas, durante 24 horas.

Tom Cruise, foi nomeado para Melhor Actor Secundário com este papel de Frank T.J. Mackey, na medida em que faz um papel completamente diferente do habitual. Expõe-se de uma maneira exemplar e juntamente com Jason Robards, tem uma das melhores cenas. “Magnolia” foi também nomeado para Melhor Argumento e Melhor Canção (Aimee Man - “Save me”).

Julianne Moore, Phillip Seymour Hoffman, William H. Macy, John C. Reilly, Philip Baker Hall, Jason Robards, Alfred Molina, Melora Walters,  Luis Guzmán, são alguns dos nomes presentes nesta história. Tal como os outros dois filmes anteriores de P.T. Anderson, o cast repete-se. Os actores são quase os mesmos de “Hard Eight” e de “Boogie Nights”.

Não é um filme que consiga ver de ânimo leve e a qualquer altura mas de vez em quando apetece-me ter the “Magnolia” experience

Argumento: A história desenvolve-se em Los Angeles e acompanha o dia na vida de dez personagens, que moram na mesma área e cujas histórias se cruzam por coincidências do destino.

Curiosidades: A primeira personage desenvolvida foi Claudia; a partir dela, surgiram todas as outras. Fiona Apple é a voz da pessoa que fala ao telefone com Phil Parma quando está à procura do filho de Earl. A cena entre Frank T.J. Mackey e o pai foi baseada no pai de P.T. Anderson, que também era uma conhecida figura de tv e que morreu com cancro. O nome “Magnolia” é a rua principal onde o filme é passado, em Los Angeles. A palavra “fuck” é dita 190 vezes.

tumblr_n21pp6eSm21sop9veo1_250 tumblr_n21pp6eSm21sop9veo2_250 tumblr_n21pp6eSm21sop9veo3_250 tumblr_n21pp6eSm21sop9veo4_250 tumblr_n21pp6eSm21sop9veo5_250 tumblr_n21pp6eSm21sop9veo6_250 tumblr_n21pp6eSm21sop9veo7_250 tumblr_n21pp6eSm21sop9veo8_250

We might be through with the past, but the past ain’t through with us.” – Jimmy Gattor

12 comentários:

  1. Filme perfeito é uma boa definição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shiver: É este e outro. São os dois filmes que considero perfeitos.

      Eliminar
  2. Já estive para comprar este dvd dezenas de vezes em promoção, mas acabo sempre por refrear o ímpeto colecionador. É que embora tenha gostado do filme quando o vi no cinema, tenho dúvidas se o voltaria a visionar.

    Não achei o filme nada complexo ou complicado. Nem subjectivamente longo. Apesar das 3 horas, não as senti na sala de cinema. Excelentes interpretações. Mas não sei. Há ali qualquer coisa que globalmente levou a que o filme não me cativasse na altura. Gostava de o rever uma outra vez para tira teimas, mas ao mesmo tempo não me sinto particularmente compelido a isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ozpinhead: Ou se adora ou não se entranha. Pode ser que o apanhes na tv num dia que estejas a fazer zapping e mudes de opinião :)

      Eliminar
  3. Um dos meus filmes favoritos. Está no top dos tops. A banda sonora é das melhores que já ouvi. E vi o filmes duas vezes, no primeiro dia levei a minha mãe comigo pois estávamos na Bélgica e eu falar francês é o mesmo que estar mudo. Vi o filme sem legendas e vá lá que não era dobrado. Gostei tanto do filme que no dia a seguir não resisti e fui sozinho e digo-te, uma das melhores tardes de sempre em Mons :D E para mais a sala estava praticamente vazia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oceano: Acredito que tenha sido uma experiência daquelas. Aliás, como eu escrevi, the magnolia experience... :)
      Já estou com saudades da banda sonora. Vou ouvi-la! Só me dás boas ideias!

      Eliminar
  4. Gostei muito deste filme, se o via novamente? não sei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nerd: Eu quando gosto muito dos filmes, revejo-os sem problemas. Os preferidos então, perco a conta...

      Eliminar
  5. Grande Filme! Dos meus preferidos de sempre. Explora as fragilidades humanas nas suas várias formas como nenhum outro.

    ResponderEliminar
  6. Outro que está na minha lista... Tenho que ver!!

    ResponderEliminar