quinta-feira, maio 08, 2014

“The Basketball Diaries” de Scott Kalvert (1995)

 images 30299

Quando oiço dizer que Leonardo DiCaprio apenas é um bom actor há coisa de meia dúzia de anos, fico fora de mim. Uma coisa é não gostarmos do actor, outra é dizermos uma coisa sem fundamento. Já em 1993, fez “This Boy’s Life” e “What’s Eating Gilbert Grape” e com o último recebeu uma nomeação aos Oscars para Melhor Secundário. Leonardo DiCaprio é um bom actor desde sempre – facto. Leonardo DiCaprio é um excelente actor – minha opinião.

Este é dos seus filmes que vi mais vezes. Vendo bem, é o que vi mesmo mais vezes. Comprei o dvd há muitos anos e de tanto em tanto tempo pego nele. Leo faz de Jim Carroll, um adolescente de 15 anos que vivia com a mãe em Nova York e estudava num colégio católico. Com os melhores amigos, divida a paixão pelo basketball e pela droga. Mas a sua grande paixão é a poesia. É a história (verídica) de alguém que passou por um turbilhão de acontecimentos, batendo mesmo no fundo, mas que sobreviveu para contar a história e chegou inclusive a publicar os seus livros.

Para além da fabulosa interpretação de Leo DiCaprio, Mark Whalberg faz o seu melhor amigo e também tem uma boa prestação. Bruno Kirby é o treinador de basket com uma perdição por rapazinhos novos, Lorraine Braco é a sofrida mãe de Jim Carroll e Michael Imperioli é Bobby, um amigo que morre de leucemia.

Não sendo uma obra de arte, é um filme interessante que para além de mostrar uma história verídica, presenteia-nos com um dos grandes papéis de DiCaprio, que passaram um pouco ao lado…

Argumento: A acção passa-se nos anos 70, nas ruas de Nova Iorque. Jim Carrol, juntamente com Mickey, Pedro, Newton e Bobby são o retrato real dessa geração cujo comportamento pode conduzir a um caminho desesperante. Utilizando a droga como refúgio e usando o desrespeito como escudo contra os seus próprios medos, o seu quotidiano transformar-se-á. E tudo piora quando Bobby se vê diagnosticado com leucemia. Aí eles são obrigados a lidar com algo mais do que a fúria de adolescentes e descobrem que não estão preparados para essa tarefa.

Curiosidades: O primeiro actor pensado para fazer de Jim Carroll foi River Phoenix mas que acabou por desistir porque considerava que não seria capaz de fazer um actor tão novo, devido à sua idade.

tumblr_mtpp8n52xB1sflry3o1_500 tumblr_mi6gcrXIx91s5rssdo1_500

tumblr_mi6gdit7c11s5rssdo1_500 tumblr_inline_mio5ao7u3L1qz4rgp

“First, it's a Saturday night thing when you feel cool like a gangster or a rockstar- just something to kill the boredom. It feels so good, you start doing it on Tuesdays... then Thursdays... then it's got you. Every wise ass punk on the block says it won't happen to them, but it does.” – Jim Carroll

9 comentários:

  1. Vi muitos filmes do Leozinho e acho que ele está sempre bem :)

    Esse não conhecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Umbelina: Não é muito conhecido mas é dos melhores papéis.

      Eliminar
  2. Este é um daqueles filmes sobre toxicodependência que quase ninguém se lembra de mencionar em listas sobre essa temática, mas vale bem a pena ver uma vez. O DiCaprio está muito bem, mas o filme no seu todo não funciona em pleno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ozpinhead: Não é uma obra arte como eu escrevi. Mas o que queres dizer que não funciona em pleno?

      Eliminar
    2. Quero dizer que a mensagem é transmitida eficazmente, mas como filme não tem brilho. Acho que era incapaz de o ver uma segunda vez. O que realmente eleva o filme acima da vulgaridade é a performance do DiCaprio, que sobrevive a uma realização pedestre e um argumento que nem sempre pauta pela verosimilhança.

      Eliminar
  3. Não vi, mas tem tudo para gostar (e nem é pelo actor) anos 70, Nova Iorque :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oceano: Tu tens de ver isto e depois dizer-me. Andas a sacar os (meus) filmes que dizes que queres ver?

      Eliminar
    2. Dora eu começo a ficar cansado de tantas lista (acredita) mas no caso de filmes estou safo, tenho a minha e tenho o teu blog que ajuda um pouco. Vou-te trocar as voltas: já viste Chinese Puzzle? Já o tenho mas a partida é a continuação da Residência Espanhola e das Bonecas Russas, estou certo? :-p

      Eliminar
    3. Oceano: tenho-o aqui há 3 semanas à espera de legendas que não encontro. Depois quero fazer um post.
      Sim, estás certíssimo!

      Eliminar