segunda-feira, dezembro 07, 2015

“Os Bebés de Auswichtz” de Wendy Holden

5X8kP9CnW9i4PFvAFoT0UUb7eEjj5x9J89ZNg0
Sempre gostei de toda a temática da 2ª guerra e principalmente de Auschwitz; mas ultimamente têm saído imensos livros desta temática: uns bons, outros menos bons.
Li-o em Junho e lembro-me de estar parada na estação à espera do comboio e a chorar compulsivamente. Não aguentei e rebentei. Embora devore tudo o que tenha a ver com este tema e atualmente existirem tantos livros destes, este foi dos livros que mais me marcou em toda a vida.
Excepcionalmente bem escrito, onde todos os factos e relatos são comportados por uma investigação zelosa. Mesmo assim e conhecendo o que se passou, dei por mim várias vezes a chorar e compulsivamente. É um livro que deveria de ser lido por todas as pessoas.
Atenção que o livro tem algumas gralhas, inclusive, erros ortográficos.

Classificação: 5/5

10 comentários:

  1. É um tema pelo qual me interesso bastante também. Fica o nome na memória. SE calhar vai passar à frente de outros em lista de espera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria do Mundo: Lê. Este é obrigatório.

      Eliminar
  2. Não conhecia, e também gosto muito de ler sobre esse época tão negra da humanidade e por vezes sinto que tudo nao passou de uma ilusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Limite do Oceano: Acho que ias gostar deste.

      Eliminar
  3. Confesso que não sou nada fã dessa temática.. faz-me aperceber que a espécie humana consegue ser do mais terrível que existe à face da terra e isso assusta-me de sobremaneira, daí que limito muito a minha exposição a esse tema. Mas há umas semanas abri uma excepção e vi uma série que deves conhecer, chamada The Man in The High Castle. Vi apenas porque é baseada num livro do Philip K Dick, um dos meus autores de sci-fi favoritos, e que nunca me deixou ficar mal.

    Consta que o livro ficou com o final em aberto porque inicialmente ele tinha planos para uma sequela, mas parece que ficou tão perturbado com a investigação que fez para o primeiro livro que simplesmente não suportava a ideia de voltar a ler mais sobre os nazis para escrever o segundo. Arrepiei-me só de pensar nisto, assim como me arrepiei ao ler o teu post, quando contas que dás por ti a chorar compulsivamente ao ler sobre o tema. Definitivamente, vou continuar a manter-me à margem, que o meu estômago é do mais sensível que há..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa: Que comentário interessante, muito obrigada! Conheço essa série, sim. Foi o "No Limite do Oceano" que ma apresentou. Tenho andado com problemas nas legendas e é por isso que ainda não comecei a vê-la mas quero fazê-la.
      Eu vou a Auswichtz em Março, acreditas?

      Eliminar
  4. Está na minha lista para ler. Também adoro tudo o que tenha a ver com este tema, aprendemos sempre mais alguma coisa apesar de por vezes ser bastante duro conhecer ainda melhor a realidade...

    ResponderEliminar
  5. Também gosto desse tipo de livros e acho que todas as pessoas deviam ler mais sobre esse que foi o maior drama da 2ª guerra mundial. Horrivel mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Passei os olhos pelo livro mas não o vou conseguir ler.
    Já vi muitos filmes e documentários sobre o tema, que sempre me interessou bastante. Mas tornei-me muito sensível em tudo o que diz respeito a crianças. Não consigo mesmo ler ou ver filmes em que me depare com crianças ou mulheres grávidas a sofrer. Fico mal.
    Por outro lado, considero muito importante que estas obras existam e que sejam divulgadas para que as pessoas se apercebam daquilo que o homem é capaz. Creio que já tive a minha dose e não tenho muitas ilusões acerca da natureza humana. Preciso é do contrário. :) Preciso de histórias que me revelem o lado melhor da natureza humana.

    ResponderEliminar