domingo, janeiro 17, 2016

"A Menina que Roubava Livros" de Markus Zusak


Esta história assombra-me e não há maneira de encarrilhar com ela...ou seja: quando o filme saiu, a história suscitou-me muita curiosidade, devido à temática da 2ª Guerra. Vi o livro mas não me prendeu, tanto é que quando peguei agora no livro, era tudo praticamente novo para mim.
O livro é grande, são 480 páginas e eu desisti a 100 e tal do fim. Já não consegui mais.

Não posso dizer que o livro não é bom, porque é. É contado de maneira original pois o narrador é a morte e vai relatando a história e as personagens. Mas mesmo assim penso que tem partes tão maçadoras que dei por mim a andar com várias páginas para a frente a ver se a acção se desenrolava.

Mesmo assim acho que ainda vou voltar a pegar no filme para acabar a história.

Sinopse: A morte assume o papel de narrador e vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra. 





Classificação: 3/5

6 comentários:

  1. Oh não! Tens que o ler até ao fim. Vais adorar, é tão lindo. Muito comovente, mas é lindo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helder, já não consigo. Já comecei outro. Vou voltar a ver o filme...

      Eliminar
  2. Ainda não li mas gostava...

    ResponderEliminar
  3. Já li este. Entendo parte do que dizes... Não me prendeu totalmente do início ao fim, mas o que é certo é que acabei por gostar bastante! O filme é que ainda não vi...

    (ando uma desleixada com os filmes... por vezes até me apetece ver um, à noite, mas depois acabo por desistir só de pensar que ainda tenho que "arranjar uma forma" de os ver... enfim!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jo: Eu não consigo ver filmes de semana, pois apago logo.

      Eliminar