segunda-feira, janeiro 04, 2016

Amsterdam 2008/2009


Estive em Amsterdam duas vezes e adorei. Era uma cidade na qual me imaginava a viver.
Ia com a idéia que era muita cidade "sempre à abrir" e fiquei admirada porque achei tudo muito calmo, organizado, não vi um papel no chão, não há arrumadores, não há pedintes...Amsterdam ao pé de Lisboa é uma "menina".

Na altura ainda não tinha como melhor amigo, o TripAdvisor então apenas fui visitar o que é tipicamente turístico. 

Como tenho lá um primo, fiquei ambas as vezes na casa dele e como não tinha o mesmo espirito que tenho actualmente, fiquei muitas vezes em casa e não ia à descoberta das coisas. Via apenas o que o meu primo (que é holandês) me dizia e não tinha aquela curiosidade de ir andando, explorando.

Gostei imenso dos canais, do formato das casas, das cores da cidade.




Também fiz um passeio pelos canais. Têm barcos de turistas que nos leva a dar uma volta enorme à volta da cidade. 



Adorei o "Red Light District" porque achei um modelo de organização. As prostitutas estão em montras, como toda a gente sabe, mas estão distribuidas por "tipo". As brasileiras estão numa rua, as transexuais noutra, as gordinhas noutra...isto pode parecer ridiculo mas eu achei que tinha toda a lógica. Atenção que é expressamente proibido tirar fotografias nesta zona.


Amsterdam tem praças muito giras e cheias de "movida". 




Nunca tinha ido a nenhum "Madame Taussaud's" e gostei bastante. Não me recordo quanto paguei. Na altura quando fiz estas viagens, não escrevi nada, logo, não consigo fazer um post tão pormenorizado. 


O sitio que gostei mais de visitar, foi sem dúvida, a Casa de Anne Frank, mas infelizmente e não me recordo porquê, não tirei fotos. De certeza que a máquina estava sem bateria. Não consigo imaginar algo que não seja isso porque era o que mais queria conhecer.

Também fui ao "Sex Museum" e deu para tirar umas fotografias bem giras!



O que achei muito pobre foi a comida. O meu próprio primo confirmou-me que a comida não é o forte dos holandeses. Quis ir conhecer algo tipico mas ele dizia sempre que não valia a pena e acabávamos sempre por comer em casa. Fomos apenas uma vez a um restaurante tailandês que achei uma maravilha!



Ir a Amsterdam e não ir a uma "coffee shop", é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o papa. Confesso que comprei erva mas passados uns dias mandei-a fora porque toda a logistica das ganzas não é coisa que me assiste...Comi tanbém um "space cake" mas não me bateu!




Tive imensa pena de não andar no "Amsterdam City Tour" Bus. Tanto estas viagens, como as "Free Walking Tours" agora faço sempre onde quer que vá.


Gostei mesmo muito de Amsterdam! Até lá fiz uma tattoo!


Todas as fotos foram tiradas por mim. 

25 comentários:

  1. Respostas
    1. Maria do Mundo: É uma cidade lindíssima.

      Eliminar
  2. Estive em Roterdão e Amsterdão o ano passado, tive o azar de levar com um campeonato de futebol e turistas por todo o lado e se numa cidade como Paris chateiam muita gente, em Amsterdão ainda mais porque fica tudo extremamente claustrofóbico, já o Red Light District achei meh, as prostitutas agarradas aos smartphones, achei ainda mais impessoal. Mas não deixa de ser uma cidade lindíssima.

    Em relação à comida holandesa, bleh... qual comida holandesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eolo: Em 2008 e 2009 ainda não havia smartphones :)
      Prustis agarradas aos fones nas montras? Isso é ridiculo!

      Eliminar
  3. Eu adorava conhecer Amsterdam! Deve ser uma cidade lindíssima cheia de magia.
    Falta fotografias das tulipas! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hélder: Não fui às tulipas, nem aos Moinhos! Ehehehe!

      Eliminar
  4. A primeira vez que visitei Amesterdão foi em Agosto e odiei. Turistas por todo o lado, um caos com as bicicletas e algumas zonas no bairro vermelho passava-se em fila.
    Voltei em Abril (durante o festival da tulipa) e fiquei rendida à cidade. Mudei por completo a minha ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nina Nininha: Eu fui ambas as vezes em Março, por acaso. Nem reparei nos turistas. Quer dizer, havia, mas nada de especial.

      Eliminar
  5. Vês? Fizeste bem em fazer o post. ;-) As fotografias estão muito giras, e gosto especialmente da primeira e daquelas que tiraste no topo do Madame Tussaud.
    A comida não é grande coisa por cá, mas gosto do bacalhau fresco frito, dos croquetes, dos espargos e dos poffertjes...Já a minha balança só gosta dos espargos...lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presépio no Canal: Eheheheh, eu nunca provei nada disso!

      Eliminar
  6. Eu adorei a Holanda, é um país muito bonito e as pessoas são muito simpáticas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Limite do Oceano: Simpáticas não me recordo se achei...

      Eliminar
  7. Adorei Amesterdão. É um sítio para revisitar, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  8. Uma das minhas cidades favoritas!
    Adorei viajar contigo hoje!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa Batalha: Obrigada e mais uma vez, parabéns pelo teu blog. Para quem viaja, tem informação indispensável!

      Eliminar
  9. País fantástico, cidade mítica, muita vontade de conhecer. E com estes teus relatos, mais ainda. You evil girl!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno B: Ir a Amsterdam e não fumar erva, nem que seja uma passa? Ou comprar e mandar fora? Era ir a Roma e não ver o Papa! lol
      Para que saibas, eu nem fumo...nem erva, nem tabaco. Foi pela experiência.

      Eliminar
    2. Eu também não fumo, mas obviamente que visitando um local desses, era para desbundar do princípio ao fim. Não sei se viste o filme "Eurotrip"? Para mim é das melhores comédias, e desde aquela cena com os ash brownies que tenho o desejo de os provar (os verdadeiros, claro!). :D

      Eliminar
    3. Nuno B: Nope, só vi a versão americana, o "Road Trip".

      Eliminar
    4. Recomendo vivamente... Eu achei hilariante. :)

      Eliminar
  10. Esta também está na calha, mas para já, em Março regresso a Roma.
    Adorei ver as fotografias, principalmente a que têm a sinalética: No Pictures!
    Já vi que museus da cera, vais a todos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Urban Cat: É o único museu que gosto. lol

      Eliminar